Quadra chuvosa: corte de gastos não deve afetar ações de prevenção, diz Evandro

Limpeza de canais, bueiros e abrigo de pessoas desalojadas ou em situação de risco entram nos gastos "excepcionais"

O prefeito Evandro Leitão (PT) lançou um pacote de medidas para conter gastos nesta quarta-feira, 15, incluindo a demissão de 30% de terceirizados, suspensão de contratações, licitações e contratos de serviços não essenciais. As ações de prevenção dos danos causados pelas chuvas, no entanto, não devem ser afetadas pelos cortes.

“Relativo à questão da quadra chuvosa, de forma nenhuma essas medidas irão impactar. Pelo contrário, aquilo que for necessário para acolher aqueles que estão ou ficarão desalojados nós iremos fazer, nós não iremos medir esforços de forma nenhuma”, disse Evandro em coletiva de imprensa.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ele garantiu que as ações para limpeza de canais, bueiros e abrigo de pessoas desalojadas ou em situação de risco entram nos gastos “excepcionais”, que não entram nas regras de contenção orçamentária.

De acordo com a Defesa Civil de Fortaleza, cinco ocorrências foram atendidas durante as chuvas registradas na madrugada desta quarta-feira, 15. No Cais do Porto, uma família precisou ser realocada depois do desabamento parcial da residência em que moravam. Os moradores foram removidos para a casa de parentes.

Outros dois desabamentos parciais foram registrados nos bairros São João do Tauape e Messejana, com danos materiais e sem gravidade, conforme o órgão.

“Nós em 15 dias já limpamos diversos dos nossos canais. Temos 152 canais. Estamos fazendo uma limpeza na cidade, nos bueiros. Para isso é preciso capacidade de investimento de recursos”, justifica Evandro.

A vice-prefeita Gabriella Aguiar afirmou também que fará visitas às pessoas que ficaram em situação de vulnerabilidade social devido às chuvas dos últimos dias. “Nós vamos, junto com a Defesa Civil, com o prefeito, realmente ver como acolher essas pessoas da melhor maneira possível, da maneira mais humana possível”, disse.

Chuvas em Fortaleza

Das 7 horas desta terça-feira, 14, até às 7 horas desta quarta-feira, 15, choveu 132 milímetros (mm) em Fortaleza. O dado é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar