Telhado de casa desaba e cachorro é resgatado pelos bombeiros em Fortaleza

O animal não apresentava nenhum ferimento e foi resgatado pelos agentes do Batalhão de Busca e Salvamento, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

18:41 | Jan. 15, 2025

Por: Bárbara Mirele
O animal foi resgatado em segurança e não possuía nenhum ferimento aparente (foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE))

Após as fortes chuvas que atingiram a Ceará, o teto de uma residência no bairro Cais do Porto, em Fortaleza, desabou entre a noite dessa terça-feira, 14, e a madrugada desta quarta-feira, 15. Na ocorrência, uma equipe do Batalhão de Busca e Salvamento, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), realizou o resgate de um filhote de cachorro que estava no local.

Uma equipe de resgate do CBMCE foi acionada para atender à ocorrência por volta das 18h30min, e ao chegarem ao local, foi constatado o desabamento parcial do imóvel.

“Um dos moradores informou que uma vítima com escoriações leves já havia sido encaminhada para atendimento médico em um hospital da região”, afirmou a corporação em nota ao O POVO.

Durante a operação, as equipes realizaram a retirada de telhas e porções da cobertura que apresentavam risco iminente de queda. “Além disso, um cão que estava preso no imóvel danificado foi resgatado em segurança”, informou em nota.

“A Defesa Civil do município foi acionada para averiguar o grau de risco do imóvel. O local foi devidamente fechado e orientou-se que não fosse permitida a entrada de pessoas até que novas vistorias sejam realizadas. O CBMCE reforça seu compromisso com a segurança da população e recomenda que, em situações de risco, as autoridades competentes sejam acionadas imediatamente”, finaliza a pasta.

LEIA TAMBÉM | CE: confira temperaturas de municípios do Estado após chuvas na manhã desta terça-feira, 14

O capitão do CBMCE, João Romário Fernandes, explica que a orientação em casos de desabamento é a mesa: “É [necessário] o isolamento da área, todo mundo vai para longe e claro, evita que alguém mal intencionado se aproxime, né?”

Em casos de chuva, procurar um local para se abrigar e aguardar a chegada dos bombeiros, após o acionamento.

Ao O POVO, a Defesa Civil (DC) de Fortaleza informou que após a vistoria, os agentes isolaram e interditaram o local. A família foi removida para a casa de parentes e encontra-se em segurança.

"Na sequência , o dono do imóvel receberá o relatório da DC e será notificado a fazer os reparos necessários na edificação. Em caso de qualquer risco, a Defesa Civil de Fortaleza deve ser acionada via Ciops, através do fone 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24h, para atender às demandas da população", finaliza a pasta em nota.