Após chuvas, Terminal José de Alencar alaga e causa transtorno à população
O terminal foi inaugurado há pouco mais de seis meses, em junho de 2024, e alagou com as fortes chuvas do começo do anoInaugurado há pouco mais de seis meses, o Terminal José de Alencar, localizado na rua 24 de Maio, no Centro, em Fortaleza, foi um dos pontos que registrou alagamento com as chuvas na manhã desta terça-feira, 14.
Em vídeo enviado via WhatsApp O POVO, é possível observar que o terminal encontra-se completamente alagado, onde alguns passageiros esperam pelo transporte público.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Só gostaria de fazer uma pergunta à Prefeitura de Fortaleza. Quem foi o engenheiro dessa obra aqui desse terminal? Pelo amor de Deus, não pensaram não nas consequências na época da chuva aqui. Olha a situação desse terminal [que foi] inaugurado recentemente, né? Isso aqui é uma vergonha”, diz um passageiro.
LEIA TAMBÉM | Novo terminal José de Alencar é entregue com 31 linhas operando; veja quais são
Equipe da SCSP realiza limpeza no local
Em nota ao O POVO, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que o terminal segue operando normalmente e uma equipe técnica da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) foi enviada ao local para avaliar e solucionar as causas do acúmulo de água.
“Devido às chuvas desta manhã de terça-feira, 14, algum atraso eventual pode ter acontecido nas linhas de ônibus. No entanto, não houve prejuízo à operação”, informa a pasta.
Defesa Civil informa que não houve registro de desabamento
Ao O POVO a Defesa Civil (DC) informou, por meio de nota, que houveram quatro casos de risco, porém todos sem gravidade, nos bairros Centro, Henrique Jorge, Mucuripe e Vila Velha.
“Além do atendimento emergencial, a DC de Fortaleza, em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e as Secretarias Regionais, está realizando a limpeza manual e mecânica em alguns locais”.
Confira abaixo a lista de locais:
- Canal da Avenida C (Conjunto Ceará)
- Canal das Malvinas
- Canal do Genibaú
- Canal do Infernim
- Canal do Jardim Violeta
- Canal do Lagamar
- Canal do Pólo do Tancredo Neves
- Canal do Tancredo Neves
- Canal Dom Lustosa
- Canal Eduardo Girão
- Canal Jangadeiro
- Canal Pio Saraiva
- Canal Raimundo Frota/Sesi Barra
- Canal Thais Maria
- Lago Jacarey
- Riacho Pajeú
No ano de 2025 foram limpos os seguintes locais: Açude João Lopes, Canal da Avenida 1000 (Conjunto Ceará), Canal da Bela Vista, Canal da Rosinha, Canal da UPA (Conjunto Ceará), Canal da Vila Olímpica, Canal das Malvinas, Canal do Jardim América, Canal do Mondubim, Canal Maravilha, Lagoa do Porangabussu (sangria), Riacho Doce, Riacho Maceió e Unitêxtil (sangria).
“Em caso de qualquer risco, a Defesa Civil de Fortaleza deve ser acionada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), através do fone 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24h, para atender as demandas da população”, finaliza a pasta.