Com alagamentos, pelo menos cinco cruzamentos de Fortaleza precisam de controle de tráfego
Vias do Centro de Fortaleza registram pontos de alagamento
09:13 | Jan. 14, 2025
Fortaleza apresentou alagamentos e trânsito lento na manhã desta terça-feira, 14. Com chuvas de até 23mm, às 9 horas, no posto da Maraponga, Capital registrou engarrafamentos em vias como BR-116, que liga a Cidade à Região Metropolitana, e em ruas e avenidas centrais, como a Domingos Olímpio. Precipitações são registradas em 127 municípios cearenses.
Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) precisaram controlar o tráfego em pelo menos cinco pontos de alagamento.
Conforme informações da repórter Camila Magalhães, da Rádio CBN O POVO, parte da avenida Tristão Gonçalves, no Centro, está totalmente alagada. Situação se repete na avenida Padre Antônio Tomás.
Uma loja de eletrônicos, localizada na rua Liberato Barroso, no Centro, ficou inundada. Kello Silveira comentou que a loja estava alagada "até a canela (perna)" desde o momento em que foi aberta hoje cedo pela manhã. Ele veio de Quixadá para visitar o irmão comerciante e ajudou a retirar a água do lugar.
No bairro Aldeota, na Capital, um raio atingiu a empresa distribuidora de energia no Ceará (Enel), danificou equipamentos e causou a queda de energia no local.
De acordo com a empresa, somente neste ano de 2025, a Enel Ceará já registrou mais de 7 mil descargas atmosféricas em todo o Estado.
A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) intensificou suas ações para garantir a segurança de condutores e pedestres em função dos semáforos de Fortaleza que apresentam problemas devido a oscilações na rede de energia.
Do total de 1.080 equipamentos, 1,75% foram identificados com falha no funcionamento.
AMC afirmou que os "técnicos trabalham para restabelecer o funcionamento da rede semafórica, minimizando os transtornos e disciplinando a circulação".
O órgão também reforça "a importância de seguir as regras de trânsito, especialmente em condições adversas, para evitar conflitos e acidentes. De acordo com o Art. 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em cruzamentos não sinalizados, a preferência de passagem deve ser do veículo que vem pela direita".
Agentes em campo efetuaram o controle de tráfego nos pontos de alagamento registrados nos cruzamentos das ruas:
- Barão do Rio Branco com Castro e Silva,
- Av. Almirante Barroso com Almirante Tamadaré,
- Av. Américo Barreira com Gomes Brasil,
- Av. Duque de Caxias com Rua Tereza Cristina e
- Rua Conde D'eu com Sobral.
Alerta para chuvas
Na tarde dessa segunda-feira, 13, o órgão havia emitido um alerta, junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de “perigo” e “perigo potencial” de chuvas intensas para 71 municípios do Estado.
O município de Granja, no Litoral Norte do Ceará, registrou o maior acumulado entre a madrugada e a manhã, com 77mm. No Litoral de Fortaleza, o município de Maranguape atingiu um acumulado de 75mm. Em Fortaleza, até as 8h56, foi registrada preciptação de 23mm no bairro Maraponga.
De acordo com a Funceme, a previsão para a manhã é de céu nublado com chuva no Cariri, Sul do Sertão Central e Inhamuns, no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e no Maciço de Baturité.
Nas demais regiões do Estado, o céu deve variar de nublado a parcialmente nublado com alta possibilidade de chuva isolada. (Colaborou Alice Barbosa/Especial para O POVO)
Atualizado às 14h09min