Queda de árvore na Praça Figueira de Melo atinge busto de ex-governador em Fortaleza

O incidente ocorreu perto das obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza e não causou danos a trabalhadores ou equipamentos

Na manhã desta sexta-feira, 10, uma árvore tombou na Praça Figueira de Melo, localizada no Centro de Fortaleza, e danificou um busto em bronze em homenagem ao ex-governador do Ceará, Justiniano de Serpa. O incidente ocorreu próximo ao canteiro de obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, mas não interferiu nos trabalhos nem causou danos a equipamentos ou trabalhadores da construção.

A Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) enviou uma equipe ao local para realizar a remoção da árvore. A árvore caiu em frente ao Colégio Estadual Justiniano de Serpa. Apesar da rápida mobilização, até as 11h, a árvore ainda não havia sido retirada, segundo informações divulgadas pela Rádio O POVO CBN.

Em 2015, o Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Fortaleza (Comphic) reconheceu o entorno da Praça Figueira de Melo como o primeiro conjunto arquitetônico tombado na Capital. O tombamento abrange a praça e edifícios históricos ao seu redor, como o Colégio Justiniano de Serpa, a Igreja do Pequeno Grande, a Escola Jesus, Maria e José e o Colégio Imaculada Conceição.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Essa área é marcada pela preservação de prédios e monumentos que carregam parte da história da cidade. O busto de Justiniano de Serpa, ex-governador do Ceará, é um dos elementos que compõem esse cenário. A queda da árvore trouxe prejuízo ao monumento, que agora deverá passar por análise para avaliação dos danos.

Em nota, a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), informou que a árvore já apresentava sinais de desgastes antes do incidente, descartando qualquer relação com as atividades da obra do metrô. O tombamento ocorreu em área externa às obras e não causou nenhum dano a ninguém. (Colaborou Camila Magalhães/O POVO CBN)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar