Prefeitura paga empresas após atraso no salário de terceirizados

Uma das quatro empresas contratantes afirmou que o pagamento de todos os funcionários foi realizado na manhã desta sexta-feira, 10. Todos os salários devem ser pagos até a próxima segunda-feira, 13

19:52 | Jan. 10, 2025

Por: Luíza Vieira
Trabalhadores se reuniram na manhã desta quinta-feira, 9, na sede do Seeaconce, o sindicato da categoria (foto: Reprodução/ Seeaconce )

A Prefeitura de Fortaleza realizou o pagamento das quatro empresas terceirizadas que atuam nas secretarias do Município e que estavam com salários atrasados. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (SME), o pagamento ocorreu ainda nesta sexta-feira, 10. Nesta manhã, chegou a ser realizada uma audiência de mediação com Ministério do Trabalho e representantes do órgão municipal, do Sindicato Seeaconce, trabalhadores e das empresas prestadoras dos serviços. 

Na ocasião, duas das empresas responsáveis pela contratação dos terceirizados se comprometeram a realizar o pagamento nesta sexta-feira, 10. O salário, referente ao mês de dezembro, deveria ter sido pago até o quinto dia útil de janeiro. Todos os salários devem ser pagos até a próxima segunda-feira, 13.

Devido ao atraso, na manhã da última quinta-feira, 9, cerca de 200 trabalhadores estiveram reunidos em assembleia realizada na sede do Sindicato da categoria a fim de discutir o cenário e reivindicar o pagamento imediato dos valores em atraso.

Conforme o Seeaconce, grande parte dos trabalhadores prestam serviço para a Secretaria Municipal de Educação (SME). Na assembleia realizada no dia 9 de janeiro, a presidente do Sindicato destacou a importância de lutar para fazer valer o direito ao adicional de insalubridade para as merendeiras, bem como a obrigação do pagamento integral do vale-alimentação dos sindicalizados no primeiro dia do mês.

“Essa obrigação já consta no texto da convenção, mas tem empresário se fazendo de desentendido e pagando por semana, e não de uma só vez, o vale-alimentação. Isso prejudica muito o trabalhador”, detalhou a presidente do Seeaconce, Penha Mesquita.

Em vídeo recebido no WhatsApp do O POVO, dois funcionários terceirizados relatam que estiveram no encontro para “tirar dúvidas”.

“A empresa não tem como pagar, na verdade, ela tem como pagar porque quem não tem é o trabalhador. Há uma possibilidade de sair até sexta-feira, mas estamos na luta”, cita um dos trabalhadores.

As empresas responsáveis pelo contrato dos trabalhadores são Rent Serviços Empresariais, Vespa Consórcio de Serviços Ltda, Fortal Empreendimentos e Missão Serviços Técnicos. Ao O POVO, esta última informou que “todos os funcionários já receberam (o salário) desde o período da manhã” desta sexta,10. O pagamento inclui o vale transporte.

De acordo com o site da Seeaconce, atualizado pela última vez às 8h56min desta sexta-feira, 10, “a Rent realizou o pagamento do vale-alimentação, com um dia de atraso, e se comprometeu a pagar o salário até esta sexta-feira”.

Procurada pelo O POVO, a presidente do Sindicato Seeaconce, Penha Mesquita, explicou que as demais empresas responsáveis pela contratação dos trabalhadores “já se comprometeram a regularizar os contratos”.

O POVO contatou a Fortal Empreendimentos por meio de ligações, no entanto, o atendimento automático adiantou que “até o quinto dia útil o pagamento será efetuado".

As outras duas empresas, Rent e Vespa, também foram procuradas a fim de informar se os pagamentos foram realizados, contudo, ambas as corporações não atenderam às ligações. O espaço segue aberto para manifestações.

Atualizado às 20h20min