Planalto Ayrton Senna começa ano com três homicídios em seis dias

Crime mais recente foi registrado na manhã dessa segunda-feira, 6. Além disso, houve uma tentativa de homicídio no último sábado, 4, na qual um homem foi baleado

O ano de 2025 começou violento no bairro Planalto Ayrton Senna, na periferia de Fortaleza. Nos seis primeiros dias do ano, três assassinatos, além de uma tentativa de assassinato, foram registrados no bairro, conforme levantamento de O POVO.

O crime mais recente foi registrado na manhã dessa segunda-feira, 6, quando um homem, ainda não identificado formalmente, foi morto a tiros na rua São Francisco.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No sábado, 4, um outro homem havia sido baleado, mas socorrido a uma unidade hospitalar, em uma tentativa de homicídio registrada nas imediações da Capela Santa Edwiges. Já na quinta-feira, 2, Carlos Rian Maciel da Silva, de 21 anos, foi assassinato à bala. 

Em nenhum desses casos houve prisões até a publicação desta matéria. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou, em nota, que a 9ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga os casos.

A 9ª DHPP obteve êxito, porém, em prender, ainda em estado de flagrante, o suspeito de um assassinato ocorrido no Planalto Ayrton Senna no primeiro dia do ano. Francisco Paulo Ferreira da Cruz, de 41 anos, confessou ter esfaqueado o próprio primo, Francisco Abel de Lima Cipriano, após uma discussão banal.

Francisco Paulo disse não ter tido a intenção de matar a vítima. Ele afirmou que a facada foi desferida após Francisco Abel ter dado um soco nele. “O custodiado, então, pegou a faca e, sem intenção, feriu o pescoço de Francisco Abel”, consta na audiência de custódia a qual o suspeito foi submetido.

Francisco Paulo foi localizado pela Polícia Civil na quinta-feira, 2, em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ele teve a prisão preventiva decretada.

Planalto Ayrton Senna sofre com disputa entre facções

O ano de 2024 já havia registrado diversos episódios de violência no bairro Planalto Ayrton Senna. Como O POVO mostra desde 2023, na região há a disputa entre as facções criminosas Guardiões do Estado (GDE) e Massa Carcerária (TDN), esta surgida após um racha na GDE.

Eram do Planalto Ayrton Senna os dois jovens de 19 anos mortos no bairro Aracapé no último dia 29 de dezembro. Foi o que as próximas vítimas, identificadas como João Manuel Duarte Alves e Iago Evangelista Barros, disseram durante uma sessão do “tribunal do crime” registrada em vídeo pelos próprios criminosos.

Os suspeitos do crime ainda não foram presos, mas a Polícia Civil prendeu um homem apontado como uma liderança da GDE na região. Com Francisco Ronaldo Lima dos Santos, de 34 anos, foi encontrado, no mesmo dia do crime, o celular de João Manuel.

O suspeito confessou integrar a facção, mas negou envolvimento com o duplo assassinato. O 9º DHPP prossegue com as investigações sobre o caso.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

facções criminosas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar