Fortaleza tem tendência de quadra chuvosa "normal a acima da média", diz Funceme

Previsão é de que eventos mais regulares de chuvas sejam registrados já na próxima semana, na pré-estação, na região metropolitana da Capital

A próxima quadra chuvosa (de fevereiro a maio) em Fortaleza tende ser de "normal" a "acima da média". Conforme Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há uma tendência de que chuvas mais generalizadas atinjam a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) já na próxima semana. 

Informações foram divulgadas pela instituição nesta terça-feira, 7, após reunião realizada no Paço Municipal para definir a composição do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que deve atuar com ações para evitar e dar respostas a possíveis ocorrências durante o período chuvoso. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com Francisco Vasconcelos Júnior, pesquisador da Funceme que esteve na ocasião, a fundação deve ter participação ativa no comitê, contribuindo na integração de informações meteorológicas e alertas de riscos climáticos em tempo real, entre outros. 

O especialista frisou que, entre as novidades executadas pela instituição neste ano, estão a instalação de um radar meteorológico em Eusébio, que promete aprimorar o monitoramento e a comunicação com órgãos de defesa civil, incluindo o uso de grupos em aplicativos para a rápida disseminação de alertas.

Já sobre a previsão para os próximos dias, o pesquisador afirmou que existe uma tendência de chuvas mais generalizadas nos próximos dias na região metropolitana da Capital.

"Mas ainda não estamos na fase da Zona de Convergência Intertropical, que é característica de fevereiro a maio, período oficial da quadra chuvosa", pontuou. 

A previsão oficial para a quadra chuvosa no Ceará será divulgada no próximo dia 21, durante coletiva da Funceme. Enquanto isso, a expectativa é de que no período seja registrado chuvas regulares em Fortaleza, com tendências de normalidade ou índices acima da média, embora sem números exatos de acumulados. 

 Com informações de Gabriela Almeida

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar