Fortaleza tem tendência de quadra chuvosa "normal a acima da média", diz Funceme
Previsão é de que eventos mais regulares de chuvas sejam registrados já na próxima semana, na pré-estação, na região metropolitana da CapitalA próxima quadra chuvosa (de fevereiro a maio) em Fortaleza tende ser de "normal" a "acima da média". Conforme Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há uma tendência de que chuvas mais generalizadas atinjam a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) já na próxima semana.
Informações foram divulgadas pela instituição nesta terça-feira, 7, após reunião realizada no Paço Municipal para definir a composição do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que deve atuar com ações para evitar e dar respostas a possíveis ocorrências durante o período chuvoso.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com Francisco Vasconcelos Júnior, pesquisador da Funceme que esteve na ocasião, a fundação deve ter participação ativa no comitê, contribuindo na integração de informações meteorológicas e alertas de riscos climáticos em tempo real, entre outros.
Leia mais
O especialista frisou que, entre as novidades executadas pela instituição neste ano, estão a instalação de um radar meteorológico em Eusébio, que promete aprimorar o monitoramento e a comunicação com órgãos de defesa civil, incluindo o uso de grupos em aplicativos para a rápida disseminação de alertas.
Já sobre a previsão para os próximos dias, o pesquisador afirmou que existe uma tendência de chuvas mais generalizadas nos próximos dias na região metropolitana da Capital.
"Mas ainda não estamos na fase da Zona de Convergência Intertropical, que é característica de fevereiro a maio, período oficial da quadra chuvosa", pontuou.
A previsão oficial para a quadra chuvosa no Ceará será divulgada no próximo dia 21, durante coletiva da Funceme. Enquanto isso, a expectativa é de que no período seja registrado chuvas regulares em Fortaleza, com tendências de normalidade ou índices acima da média, embora sem números exatos de acumulados.
Com informações de Gabriela Almeida