Hospital da UFC atinge recorde de 100 transplantes de medula óssea em 2024
É o maior número de procedimentos do tipo feitos no Walter Cantídio em um ano desde sua fundação, em 2008. Ao todo, foram 893 procedimentos em 16 anosEm 2024, 100 transplantes de medula óssea foram realizados no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC). É o maior número de operações do tipo feitas na unidade em um ano desde sua fundação, em 2008.
A quantidade supera o ano anterior, 2023, que havia alcançado 90 transplantes, maior número até então. Ao todo, o HUWC concluiu 893 procedimentos em seus 16 anos de funcionamento.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os transplantes de medula são realizados em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).
Para o reitor da universidade, Custódio Almeida, o recorde mostra o potencial da UFC para realizar procedimentos especializados. “É um grande orgulho poder exibir essa marca que nos coloca em uma alta posição no circuito internacional de transplante de medula óssea”, pontuou o professor.
Para Josenília Gomes, superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, o número de transplantes “significa 100 vidas salvas, 100 famílias que vão comemorar mais um ano ao lado de um ente amado que foi curado pelo transplante. Esse resultado significa um Sistema Único de Saúde gigante”.
Recorde de transporte de médula óssea: 'Ajuda imensurável'
Uma das pacientes beneficiadas foi Samara Moreira, de 26 anos, que recebeu o seu transplante em 12 de novembro último.
Em janeiro de 2024, após uma série de intercorrências e durante uma gravidez, ela precisou passar por um parto de emergência. Foi, então, diagnosticada com linfoma linfoblástico agudo Câncer de sangue e medula óssea que ataca os glóbulos brancos .
Samara iniciou sessões de quimioterapia no HUWC em junho. Em outubro, foi informada que poderia receber a medula de seu irmão, Samuel Moreira, 24.
“O transplante foi tranquilo, não tive problemas e nem recusa. Não é fácil, mas hoje eu já não sinto mais as dores que eu sentia antes de começar o tratamento”, contou. Pós-transplante, Samara segue sob acompanhamento.
“O HUWC foi uma forma de ajuda imensurável para mim. Conheci muita gente maravilhosa que fez a diferença na minha vida, que me acolheram, me abraçaram e disseram que tudo iria passar”, complementou.
A filha de Samara não resistiu à prematuridade e, segundo ela, é seu motivo para sobreviver: “Eu prometi para mim mesma que ia viver por ela e eu ainda nem sabia que estava com câncer. Não tenho a opção de desistir. Não depois de tudo o que eu passei. Eu sei que vou vencer”.
Recorde de transporte de médula óssea: resultados e reconhecimento
Chefe da Unidade de Hematologia e Hemoterapia do CH-UFC, Fernando Barroso apontou que o recorde de transplantes mostra o avanço do serviço do HUWC. “Se transformou em referência nacional e internacional”.
“São 873 transplantes feitos nesse período. E os resultados são outra coisa que nos deixam muito satisfeitos porque se assemelham aos dos melhores centros do Brasil e do mundo”, comentou o professor.
Pelo trabalho no HUWC, Fernando receberá o Prêmio Serviços Distintos, promovido pela Sociedade Americana de Transplante e Terapia Celular (ASTCT, na sigla em inglês), em parceria com o Centro de Pesquisa Internacional sobre Transplantes de Sangue e Medula (CIBMTR, na sigla em inglês).
A honraria será entregue em Honolulu, no Havaí, entre 12 e 15 de fevereiro de 2025, durante o evento “Reuniões Tandem”, realizado pelo CIBMTR.
“É uma premiação que muito nos orgulha, e não só para o cenário do Ceará”, refletiu o pesquisador, “mas para o Brasil e para América Latina, por termos centros de excelência, como o Hospital Universitário Walter Cantídio, que é público e que forma profissionais de saúde”.
Leia mais
Como ser doador de medula óssea?
Há três requisitos para se cadastrar como doador de medula óssea no Núcleo de Medula do Hemoce: ter entre 18 e 35 anos, não ter tido câncer e apresentar documento de identidade com foto.
O cadastro é efetuado por meio de um termo de consentimento e da coleta de amostra de sangue de 5 mililitros (ml), cuja compatibilidade será verificada.
Além dos dados pessoais, é preciso fornecer, no cadastro, dois contatos próximos para o doador ser rapidamente localizado em caso de paciente compatível. Feito o cadastro, é preciso mantê-lo atualizado.
Contato do Núcleo de Medula do Hemoce
- Telefone: (85) 3208-0888
- E-mail: [email protected]