Família busca jovem que desapareceu após marcar encontro por aplicativo
Ivan Jucá Paiva Neto, de 32 anos, foi visto pela última vez na madrugada de sábado, 4Atualização às 15h35
Familiares do entregador Ivan Jucá Paiva Neto, de 32 anos, pediram ajuda nas redes sociais para encontrar o jovem, desaparecido desde a madrugada de sábado, 4. O rapaz foi encontrado na tarde deste domingo, 5, e já está com a família.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com a família, Ivan teria enviado uma mensagem, por volta da 1h30min, informando que iria se encontrar com uma mulher que conheceu em redes sociais.
Ao O POVO, familiares do rapaz informaram que ele estava no trabalho, no mesmo bairro onde mora, antes do desaparecimento. De acordo com os parentes da vítima, a hipótese é de que Ivan tenha saído do trabalho e passado em casa para se arrumar, antes de ir ao encontro.
Segundo a família, Ivan teria utilizado o serviço de transporte por aplicativo para solicitar uma moto e seguir para o local marcado, localização ao qual os familiares não tiveram acesso. Os parentes informaram que tentaram entrar em contato com o aplicativo, mas não obtiveram sucesso até a publicação desta matéria.
Na madrugada, o jovem enviou uma mensagem para a tia, que mora com ele, informando que iria se encontrar com uma mulher, mas que voltaria logo. Por conta do horário avançado, os parentes contaram que não foi possível ver com que roupa o rapaz saiu, já que todos estavam dormindo. Ele teria mostrado a foto da suposta mulher com quem iria se encontrar para um colega de trabalho.
Em nota, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) informou que um Boletim de Ocorrência (BO) sobre o caso foi registrado por meio da Delegacia Eletrônica (Deletron), no último sábado, 4. A vítima, de acordo com a Polícia, retornou à sua residência na tarde desse domingo, 5.
Jovem desaparecido: família divulgou desaparecimento nas redes sociais
Em entrevista ao O POVO, a família do rapaz ressalta que notou que havia alguma coisa de errado quando Ivan parou de receber mensagens ou enviar notícias sobre sua localização.
A família ressalta que passou o sábado esperando o jovem retornar para casa. Por volta das 18h, a mãe da primeira filha de Ivan conversou com a família para que o desaparecimento do entregador fosse divulgado nas redes sociais.
A expectativa dos familiares era de que, após a divulgação, as pessoas pudessem contribuir com informações sobre o paradeiro do entregador. De acordo com eles, o jovem é uma pessoa muito conhecida na região, por ter feito parte de uma torcida organizada de time de futebol.
Segundo os parentes da vítima, o desaparecimento já foi registrado junto à Polícia. Familiares informam também que procuraram pelo rapaz no Instituto Médico Legal (IML), mas não tiveram notícias. O POVO entrou em contato com a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e a matéria será atualizada após a resposta da pasta. Em caso de informações, populares podem colaborar entrando em contato com o número: (85) 98553-3667.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações, com sigilo e anonimato garantidos.
Disque-Denúncia: 181
WhatsApp da SSPDS: (85) 3101 0181
Delegacia Municipal de Jijoca: (88) 3669-1264
E-Denúncias: disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br
Jovem desaparecido: o que fazer em caso de desaparecimento?
De acordo com Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, casos de desaparecimento devem ser reportados à polícia "com a maior brevidade possível, não sendo necessário aguardar 24 horas, e com o maior número de informações sobre a vítima".
No ano passado, 1.002 pessoas consideradas desaparecidas foram encontradas com vida, em Fortaleza. O número representa um aumento de 15% em relação a 2023, quando 871 pessoas também foram localizadas vivas.
Os registros de desaparecimento podem ser feitos na 12ª DHPP ou via Delegacia Eletrônica. Para ajudar nas buscas, populares podem colaborar entrando em contato com agentes por meio do número (85) 3257-4807, o WhatsApp do DHPP, por onde podem ser enviadas fotos, áudios e vídeos.