Número de pessoas desaparecidas encontradas com vida aumenta 15% em Fortaleza em 2024

Dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na Capital, 1.002 pessoas desaparecidas foram localizadas com vida em 2024

Um total de 1.002 pessoas consideradas desaparecidas foram localizadas com vida pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE) ao longo de 2024 em Fortaleza. Conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o número é 15% maior em relação ao índice registrado em 2023, de 871. 

De acordo com pasta, existem três tipos de desaparecimento: o voluntário, quando a pessoa se afasta por vontade própria e sem avisar; o involuntário, quando a pessoa é afastada do cotidiano por um evento sobre o qual não tem controle, e o forçado, quando o afastamento é provocado por terceiros.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No geral, os dados mostram que entre janeiro e dezembro de 2024 a polícia localizou 1.111 pessoas que estavam desaparecidas, sendo que cerca de 90% (1.002) delas foram encontradas com vida.

Índices são superiores a 2023, uma vez que o número de desaparecidos que foram localizados no período foi de 933. Dessas vítimas, cerca de 82% (871) estavam vivas quando foram achadas.

Conforme a delegada Patrícia Aragão, titular da 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (12ª DHPP), os trabalhos noturnos dos agentes foram intensificados no ano passado e houve "um acompanhamento mais intenso e uma busca ativa entre a população em situação de rua".

 


Além disso, ela destacou o uso de artifícios tecnológicos como o Amber Alerts, que permite a divulgação em plataformas digitais de fotos de crianças e adolescentes até 17 anos que estão desaparecidas, e destacou que a sociedade colaborou tanto realizando denúncias como localizando vítimas. 

Casos devem ser reportados com rapidez

De acordo com SSPDS, casos de desaparecimento devem ser reportados à polícia "com a maior brevidade possível, não sendo necessário aguardar 24 horas, e com o maior número de informações sobre a vítima".

Registro pode ser feito na 12ª DHPP ou via Delegacia Eletrônica. Além disso, populares também podem colaborar entrando em contato com agentes por meio do número (85) 3257-4807, o WhatsApp do DHPP, por onde podem ser enviadas fotos, áudios e vídeos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar