Poste com risco de queda gera receio em moradores no bairro Parangaba, em Fortaleza
Segundo relato de moradores o equipamento vem apresentando risco de queda há muitos anos, uma equipe da Agência de Fiscalização de Fortaleza deverá ser enviado ao local durante os próximos dias
11:41 | Dez. 28, 2024
Um poste em risco de queda na avenida Carlos Amora, no bairro Parangaba, em Fortaleza, tem gerado preocupação entre os moradores. O equipamento, destinado a telecomunicações, está inclinado e apresenta risco de queda há anos, segundo relatos de moradores.
De acordo com o auxiliar de serviços gerais Gilvan Duarte, o poste apresenta risco de queda há muitos anos, mas que até o momento nada foi feito. “A gente fica com medo do poste cair a qualquer momento. É perigoso para pedestres, carros e motos. Já tiramos fotos, chamamos a Prefeitura e a Enel, e eles até vieram aqui, mas, infelizmente, nada foi resolvido”, lamentou.
Quem é responsável pelos postes em Fortaleza?
Em Fortaleza os postes de rede elétrica são de responsabilidade da Enel Distribuição Ceará, já os de iluminação pública são geridos pela Prefeitura Municipal, enquanto os de telecomunicação são de empresas privadas.
Em nota, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) informou que será enviado uma equipe de fiscalização ao local, para verificar a ocorrência. “De acordo com o Artigo 515, o mobiliário urbano deve ser mantido, por quem o instalar, em perfeitas condições de funcionamento, conservação e segurança. Além disso, os cabos e fiações aéreas existentes devem ser mantidos organizados, sem sobras de materiais, cabos enrolados, soltos ou pendentes sobre o logradouro público”, diz a nota.
Em casos de irregularidades em postes, tanto a concessionária quanto a empresa subsidiária responsável devem ser responsabilizadas. Podendo chegar a uma multa no valor de R$ 14.400,00. Além disso, é emitida uma notificação para que a situação seja regularizada e, caso a irregularidade não seja corrigida, a empresa é autuada.
Postes de ruas podem ter a estrutura danificada devido alguns fatores, como ações de fortes chuvas, acompanhadas de ventos e descargas atmosféricas, além de quedas de árvores e a maresia são alguns dos fatores que podem acarretar na queda de um poste.
Leia mais
-
Janeiro de 2025 terá bandeira tarifária verde, sem custo adicional, aponta Aneel
-
Avós da Praça de Maio encontram neto 138, levado durante a ditadura argentina
-
Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre o MA e TO
-
Presidente eleito de Moçambique apela à 'não violência' em meio aos protestos pós-eleitorais