HGF passa a fazer cirurgias bariátricas e inaugura salas com transmissão da cirurgia em tempo real
Ao todo, foram investidos R$ 8 milhões em novos equipamentos para o HGF, contemplando as Salas Inteligentes no Centro Cirúrgico e o serviço de tomografia computadorizada.O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) deu início ao Programa de Cirurgia Bariátrica e também inaugurou as Salas Inteligentes. Foram investidos R$ 8 milhões em novos equipamentos para o HGF.
As Salas Inteligentes possuem uma tecnologia que possibilita a transmissão em tempo real dos procedimentos cirúrgicos com internet de alta velocidade. Elas podem ser utilizadas em outros procedimentos além das bariátricas. Deste modo, médicos e especialistas de qualquer lugar do Brasil e de outros países podem acompanhar as cirurgias ao vivo, à distância, e oferecer suporte remoto imediato.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (sESA), serão duas cirurgias bariátricas realizadas nos períodos da manhã e tarde, de segunda à sexta-feira. “Nós estamos iniciando as cirurgias com as salas integradas no HGF, o primeiro hospital público a utilizar salas inteligentes no Ceará e no Brasil”, explicou a titular da Sesa, Tânia Coelho, em nota enviada à imprensa.
Atualmente, há 19 pessoas em avaliação no HGF para realizar o procedimento. Elas passam pelo processo de triagem, que é fundamental para avaliar riscos e definir o melhor tratamento.
A triagem começa no ambulatório de Endocrinologia, com um acompanhamento especializado que permite identificar não apenas condições físicas, mas também fatores metabólicos e hormonais que influenciam no ganho de peso e na dificuldade de perdê-lo.
O novo serviço do HGF passa a integrar os atendimentos que são ofertados na Rede Sesa, que também já constavam no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC).
Morando em Pindoretama, Leidiane da Costa, 38, convive com a obesidade há mais de dez anos. “Desde 2012, sou acompanhada no HGF por problemas gástricos e hipertensão. Ano passado, o quadro piorou com o surgimento da diabetes. Nem acreditei quando soube. Foi uma alegria imensa, porque, além de recuperar minha saúde, poderei recuperar também minha autoestima”, relata a costureira em nota enviada à imprensa.