Governo fornecerá 216 mil itens de medicamento e material hospitalar para IJF neste fim de ano

Doação ocorre em meio a crise financeira do IJF, que acumula dívidas e falta de insumos

17:45 | Dez. 27, 2024

Por: O Povo
Tânia Mara Coelho, secretária da Saúde do Estado, se reuniu com gestores do IJF para combinar repasse de insumos para o fim de ano (foto: Reprodução/Instagram)

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) fornecerá 216 mil itens de medicamentos e material médico-hospitalar para o Instituto Dr. José Frota (IJF) para suprir as demandas de fim de ano da unidade. Do total, 78.015 são medicamentos e 138.462 são materiais médico-hospitalares.

A informação foi publicada pela secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, nas redes sociais. Ela esteve em reunião com os gestores do hospital para discutir a doação de insumos na manhã desta sexta-feira, 27.

“Estamos trabalhando em conjunto para assegurar o atendimento à população nesse período”, disse a gestora da pasta.

O IJF, de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza, passa por uma crise financeira, com dívidas de cerca de R$ 100 milhões e relatos de falta de medicamentos, insumos, pagamentos atrasados a fornecedores e profissionais da saúde.

Conforme a secretária, lista de itens encaminhados inclui antibióticos, anestésicos, kit de intubação, gaze, seringa, além de drogas com adrenalina e noradrenalina.

Fornecimento será feito a partir de uma lista enviada pela gestão da unidade à secretaria. "Nós selecionamos aquilo que se considera prioritário, que não pode deixar de ter no hospital dentro da quantidade que a gente podia com segurança de não haver desabastecimento para a rede estadual ", detalha.

Segundo a secretária, a unidade está começando a receber insumos a partir dos recursos enviados pelo Governo Federal, de R$9,6 milhões. “Já estão empenhando e conseguindo que alguns fornecedores entreguem. Com o que a gente vai mandar e eles já estão conseguindo receber, nos foi colocado que vai ser suficiente para que a gente possa passar o Réveillon com tranquilidade”, afirmou.

Atualizada às 21h38min