No feriado de Natal, famílias se reúnem para aproveitar dia de sol na Praia do Futuro
Praia do Futuro recebe grande movimento de moradores e turistas no Natal. Movimentação na região deve permanecer intensa até os primeiros dias de 2025
16:54 | Dez. 25, 2024
A Praia do Futuro, um dos principais cartões-postais de Fortaleza, atraiu um grande número de visitantes na manhã desta quarta-feira, 25, feriado de Natal. O clima ensolarado atraiu tanto moradores quanto turistas, que aproveitaram o dia para se refrescar no mar, relaxar à sombra das barracas de praia e se divertir na areia.
Uma das visitantes era Isabelle Lemos, 28, estudante cearense que mora no Rio de Janeiro há cinco anos. Ela veio com a mãe, a esposa e a filha Laura, de apenas um ano e quatro meses. Para Isabelle, a Praia do Futuro é um local especial para criar memórias.
“A gente sempre está aqui. Minha mãe e meus pais são daqui, então passamos o Natal e o Ano Novo com eles. Também viemos nas férias de julho. Para o ano que vem, planejamos vir de novo. Fortaleza é um destino fixo para a nossa família", destacou.
A opção do local também é estratégica para a filha: “Aqui tem piscina, tobogã, uma vibe familiar, espaço para os jovens... Tem opção para todo mundo. A Laura adora! Ela já gosta de praia no Rio, mas aqui ela curte ainda mais. A água é mais agradável, mais quentinha."
Tradição em família
Daniel Sousa, morador de Fortaleza, levou sete membros da família para a Praia do Futuro após um Natal em casa. Ele destacou a importância dos momentos em família. “Ontem tivemos um jantar especial, com todos reunidos. Foi muito bom e proveitoso. Família é tudo. Hoje estamos na praia para relaxar e aproveitar. Apesar das ondas estarem altas, estamos felizes por esse momento juntos.”
Sobre as expectativas para o novo ano, Daniel demonstra otimismo: “A expectativa é de um ano novo com novas possibilidades. Sabemos que a economia está um pouco abalada, mas temos fé de que as coisas vão melhorar.”
Natal em Fortaleza
Dacileide Duarte, 55 anos, veio com o esposo do município de Aurora, a 465 km da Capital, para passar o Natal com a filha em Fortaleza. Após uma noite de comemorações tradicionais, a família decidiu aproveitar o feriado para relaxar na praia, antes do retorno para o Interior. Junto com Dacileide estavam ainda sua filha, cunhada, netos.
“Ontem fizemos a ceia em família. Hoje viemos para a praia. Aproveitar esse sol e esse mar maravilhoso. Mas não vamos ficar muito tempo aqui em Fortaleza. Natal foi com minha filha, mas minha mãe está me esperando lá”, explica.
Primeira vez na praia
Já Ana Cristina, 28 anos, moradora de Fortaleza, reuniu a família para celebrar. “É um costume de família. Fizemos a ceia, todo mundo veio. Hoje estamos aqui na praia, com minha mãe, sogra, todo mundo junto.”
Para a mãe de Ana Cristina, dona Neide Lima do Nascimento Silva, de 72 anos, foi um dia marcante.
Moradora de Choró, município no Sertão Central do Ceará, a 168 km de Fortaleza, foi a primeira vez dela vendo o mar. “Está tudo muito bem, apesar de o mar estar meio agitado. É muito gostoso. Fico de olho nos pequenos. Trouxe meu filho, ele está aproveitando também.
Cuidados com o mar
Posto 7 do Corpo de Bombeiros é um dos que realizam serviço de salva-vidas na Praia do Futuro. De acordo com o soldado Martins, que atuava no local na manhã desta quarta-feira, 25, apesar do mar tranquilo, há um alerta para os “valões” na região, buracos submersos que podem surpreender banhistas.
“Recomendamos sempre tomar banho onde há ondas, porque a ausência delas pode indicar buracos fundos ou correntes de retorno. Além da orientação de permanecer próximo aos postos de salva-vidas, que têm maior alcance de vigilância”, explica.
Com o aumento do número de frequentadores devido às festas de fim de ano, os cuidados redobram. Segundo Martins, cerca de 100 abordagens preventivas são realizadas diariamente, orientando banhistas sobre áreas de risco. “A tendência é que o movimento continue intenso até pelo menos o dia 2 ou 3 de janeiro.”
Por isso, ele também alerta para uma prática comum nesse período de festas de fim de ano: “Álcool e mar não combinam. Bebidas aumentam a coragem e podem levar a situações perigosas. Também é essencial manter as crianças por perto, pois elas têm menos capacidade de reação em caso de afogamentos”, aponta o guarda-vidas.
Previsão do tempo no Ceará
Para quem está de folga ou férias e planeja aproveitar as praias ou demais locais de lazer ao ar livre nos próximos dias, a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica condições predominantemente estáveis, com chance de chuvas isoladas em algumas regiões do Ceará.
Na quinta-feira, 26, o céu deve variar entre parcialmente nublado a poucas nuvens. Há chances de chuvas pontuais na faixa litorânea, no Cariri, no sul do Sertão Central e nos Inhamuns, devido à formação de áreas de instabilidade sobre o estado.
Já na sexta-feira, 27, o céu deve permanecer entre parcialmente nublado e poucas nuvens, com baixa probabilidade de chuvas isoladas, principalmente na região da Jaguaribana, na faixa litorânea e no Maciço de Baturité.