Projeto realiza ação solidária de Natal em comunidades de Fortaleza

O projeto foi criado em 2016 e no seu primeiro ano conseguiu doar 100 quentinhas a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social

Inspirada pelo sonho da mãe de ajudar pessoas em vulnerabilidade social, Juliana Rodrigues, 38, coordena o projeto Abraçando a Comunidade há 8 anos. Nesta terça-feira, 24, véspera de Natal, a iniciativa realizou duas ações solidárias em comunidades carentes dos bairros Granja Lisboa e Genibaú.

As ações foram realizadas na comunidade Beira Rio, no bairro Genibaú, e no bairro Granja Lisboa, em uma comunidade de ocupação. Foram entregues 100 cestas básicas, arrecadadas através de doações, e um kit de higiene pessoal.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Juliana também atua como gerente no Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh). Em 2016, um ano após o falecimento da mãe, Juliana decidiu que faria uma ação solidária no fim do ano.

“Nasci e me criei ali no Conjunto Ceará, eu tinha uma galeteria. No final do ano a gente resolveu doar algumas quentinhas. Eu e um amigo fizemos a doação nas comunidades nos arredores do bairro e conseguimos doar 100 quentinhas".

A coordenadora do projeto conta que tudo começou com um movimento de pessoas interessadas em ajudar com as doações e que começaram a entrar em contato. “Foi aí que criamos o grupo e demos o nome ‘Abraçando a Comunidade’”, relata. O projeto conta com 15 voluntários.

Projeto ajuda pessoas carentes

O projeto surgiu de um sonho que a mãe de Juliana, dona Valdira Rodrigues, 59, tinha em ajudar pessoas carentes e em situação de vulnerabilidade. “Quando ela faleceu, ela não conseguiu fazer a ação. O sonho dela era fazer um sopão e o primeiro Natal que eu passei sem ela me veio essa ideia no meu coração”, relembra.

Ela relata que enxerga isso como uma missão. “Todos os anos nós fazemos essas ações. Nessa tragédia do Rio Grande do Sul nós conseguimos doar 10 toneladas de alimentos e material de higiene”.

A coordenadora conta que, quando houve a queda do Edifício Andrea, em 2019, foi a época em que a iniciativa mais cresceu, pois foi o primeiro projeto a iniciar uma ação de receber alimentos para os bombeiros à época. “Muitos artistas entraram em contato com a gente para ajudar”.

Juliana conta que todos os anos o projeto realiza ações para as comunidades carentes e pessoas em situação de rua. “[Fazemos] no Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Natal e Ano Novo”.

“É um prazer muito grande. Existe um versículo na Bíblia que fala que a melhor felicidade é em dar, do que receber. Às vezes aquela doação é resultado da oração de alguém”.

Emocionada, Juliana relata que ao fazer uma das doações nesta terça-feira, 24, um senhor lhe agradeceu pela boa ação. “Ele disse com os olhos cheios de lágrimas ‘moça, meu arroz acabou hoje e eu não tinha almoço’. O pouco pra nós, às vezes é muito pra alguém”, finaliza.

Outra ação será feita no dia 31, na virada do ano, nas mesmas comunidades que receberam a ação de Natal.

Como fazer doações ao projeto

Projeto Abraçando a Comunidade

WhatsApp: (85) 99205 1631 falar com Juliana Rodrigues.

Também é possível acessar o perfil do projeto no Instagram @abracandocomunidade.

Também é possível realizar uma doação financeira diretamente na chave pix e-mail: abracandoacomunidade01@gmail.com.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar