Ceará promove 1.900 policiais e bombeiros militares em solenidade realizada em Fortaleza
Essa foi a primeira de três de solenidades para promover 2.459 policiais e bombeiros militares em 2024
17:14 | Dez. 23, 2024
O Ceará deu início a uma série de solenidades para a promoção de policiais e bombeiros militares. A primeira ocorreu nesta segunda-feira, 23, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Na ocasião, foram promovidos 1.737 policiais e 166 bombeiros, totalizando 1.903 profissionais.
A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas; do secretário de Segurança Pública, Roberto Sá; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Cláudio Barreto; e do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Klênio Savyo.
Na ocasião, o secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, deu destaque aos mais de 1.900 oficiais promovidos durante a cerimônia. “Isso representa quase 10% do efetivo Militar do Ceará e é resultado do trabalho incansável de todos os senhores e senhoras. Nunca podemos esquecer que nossa missão é proteger a população. São eles, os cidadãos, que são o verdadeiro destinatário de todo o nosso trabalho”.
O coronel Klênio Savyo pontuou que a vida de um militar está em processo contínuo de evolução, desde a graduação até a promoção a cargos superiores. “Esse reconhecimento não é apenas uma honra pessoal, mas também uma responsabilidade, pois significa que estamos cumprindo com nosso dever diante da sociedade e do Estado”, disse.
“Cada um de vocês é uma peça indispensável na missão de salvar vidas e proteger o patrimônio da nossa sociedade, especialmente no nosso querido estado do Ceará”, ainda acrescentou Cláudio Barreto, comandante do Corpo de Bombeiros.
Esta foi a primeira de três solenidades de promoções previstas até o fim de 2024. A segunda também ocorre nesta segunda-feira, 23, à tarde, no Crato, onde 278 policiais e bombeiros militares foram promovidos em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Município.
A terceira e última solenidade deste ano ocorrerá no dia 30, no Ginásio da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Sobral, com a promoção de mais 278 PMs e BMs.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, ao todo, 2.459 militares estaduais serão promovidos, sendo 2.276 policiais militares e 183 bombeiros, distribuídos nas três solenidades previstas para 2024. Com isso, o Governo do Ceará estima um impacto financeiro anual de aproximadamente R$ 17,3 milhões.
Ainda conforme o Governo do Estado, desde a criação da Lei das Promoções, em 2015, o Ceará terá concedido mais de 34 mil promoções a militares até o final de 2024.
A conquista da promoção militar
Entre os promovidos está o bombeiro militar, o 2° sargento Raphael Pimentel. Ele compartilha a felicidade e o reconhecimento. "Foi um ano muito marcante, com duas grandes alegrias muito próximas: a promoção e o nascimento do meu filho. Isso me motiva a continuar trabalhando e servindo cada vez mais à população cearense", relata ao lado da família Pimentel, que já possui 15 anos de corporação.
O momento foi duplamente especial para o casal de PMs major Alessa Araújo e tenente-coronel Lincoln Araújo, pois ambos foram promovidos. O casal se conheceu há 15 anos, no curso de formação da Polícia Militar.
"Mas foi só no último ano do curso que começamos a conversar e, então, começamos a namorar. Foi em fevereiro de 2008 que começamos a namorar. Aproximadamente um ano depois, em abril de 2009, nos casamos. Hoje temos duas filhas gêmeas", conta Major Alessa Araújo.
Lincoln Araújo, tenente coronel, também compartilha a importância do reconhecimento. "A responsabilidade aumenta, mas também a sensação de que estamos fazendo a diferença. E ter esse reconhecimento ao lado da pessoa que você mais ama na vida, não tem preço", afirmou ele.
Hospital da Polícia Militar
Durante a cerimônia no Centro de Eventos, Elmano de Freitas ainda comentou sobre a reabertura do Hospital da Polícia Militar, em Fortaleza. De acordo com o governador, a unidade deve reabrir em 24 de maio de 2025.
“Esse hospital, que atenderá os policiais e suas famílias, será um grande avanço para a Corporação. Se Deus quiser, no dia do aniversário da Polícia Militar, teremos o hospital de volta, oferecendo o cuidado que nossos profissionais merecem”, disse Elmano.
O Hospital da Polícia Militar foi fundado em 1939, no Centro. Em 2011, a unidade mudou de nome para Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar e passou a integrar a Secretaria de Saúde estadual (Sesa).