Estudantes de Fortaleza são medalhistas em competição nacional de redação

Concurso é promovido anualmente pela Marinha e conta com categorias para alunos do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos

10:40 | Dez. 21, 2024

Por: Kleber Carvalho
As produções foram orientadas pelas professoras de Língua Portuguesa Fátima Giffoni e Lila (foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará)

Três alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz, em Fortaleza, foram medalhistas da “Operação Cisne Branco”, concurso nacional de redação promovido anualmente pela Marinha do Brasil. A competição conta com categorias para Ensino Médio, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A medalha de ouro foi concedida para a estudante Jamile Torres de Moraes, enquanto prata e bronze ficaram com Rytha Esther Fiusa Linhares e Nicolas Barbosa Muniz. Os três alunos cursam o 9° ano no CMCB Rachel de Queiroz e participaram da modalidade para o Ensino Fundamental.

Com o objetivo de divulgar a importância da Marinha para o país, o concurso lançou os temas “O valor de uma Marinha bem equipada” para o Ensino Fundamental e “A importância dos investimentos no poder naval para o fortalecimento do Brasil” para o Ensino Médio.

Os participantes da categoria EJA escreveram sobre o tema correspondente ao conteúdo que estudam na Educação de Jovens e Adultos.

Confira critérios de avaliação das redações

  • Os textos precisam ser escritos entre 20 e 40 linhas;
  • O conteúdo é analisado conforme abrangência, profundidade, objetividade e afinidade dos assuntos abordados com o tema da redação;
  • Durante o desenvolvimento do texto, o estudante precisa demonstrar concatenação lógica, capacidade de análise e síntese;
  • Para avaliação do domínio da linguagem escrita são observados: correção ortográfica, gramatical, pontuação e amplitude vocabular;
  • O participante deve demonstrar criatividade na redação, com inovação na forma de abordagem do tema, procurando expressá-lo com estilo e entusiasmo;
  • Nível de conhecimento e linguagem compatível com a respectiva faixa etária também são analisados