Metrofor tem gratuidade para pessoas com HIV e entrega de autotestes; saiba como solicitar

Os passageiros também podem solicitar o recebimento do autoteste de HIV em casa ou em unidades de saúde

08:35 | Dez. 19, 2024

Por: Gabriele Félix
Imagem ilustrativa: o usuário também pode optar pelo recebimento do autoteste em casa ou em uma unidade de saúde (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No mês marcado pela Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, o Metrofor reforça aos usuários a disponibilidade da gratuidade no embarque para pessoas vivendo com HIV, mediante apresentação do Cartão Gratuidade. Além disso, os passageiros poderão solicitar a retirada de autotestes de HIV na estação Benfica, na Capital.

A ação, iniciada em 2023, é realizada em parceria com o projeto “A Hora É Agora”. Para solicitar o benefício, é necessário que o usuário realize um cadastro no site da organização. Em seguida, basta selecionar a estação como local de retirada, e receber uma senha de acesso.

Na estação, a retirada do autoteste é realizada por meio de um armário instalado no local, sem necessidade de contato com funcionários. Conforme o Metrofor, mais de 790 pessoas já retiraram autotestes nos armários do Benfica.

As unidades estão localizadas em áreas de livre acesso, sem cobrança de tarifa. Além da retirada presencial, o usuário também pode optar pelo recebimento dos kits em casa ou em uma unidade de saúde. Os autotestes podem ser solicitados durante o ano todo, sem prazo definido para acabar.

Cartão Gratuidade pode ser utilizado várias vezes por dia

Para os usuários HIV positivos, a solicitação do embarque gratuito é concedida após a apresentação Cartão Gratuidade. O documento pode ser solicitado nas estações Benfica ou Parangaba, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O cartão possibilita aos passageiros embarques gratuitos, diversas vezes ao dia, facilitando os deslocamentos para exames, tratamentos, recebimento de remédios, trabalho ou lazer. O Cartão Gratuidade também pode ser solicitado por pessoas com hemofilia, autismo e deficiências.

A solicitação é feita mediante a apresentação de alguns documentos, entre eles: identidade, CPF, comprovante de residência e Cartão Passe Livre Intermunicipal (Arce) ou Cartão Gratuidade Pessoa com Deficiência (ETUFOR). A entrega do cartão é realizada em até 10 dias úteis.

Serviço

Cartão Gratuidade

  • Solicitação: Estações Benfica ou Parangaba;
  • Documentos: Identidade, CPF, comprovante de residência e Cartão Passe Livre Intermunicipal (ARCE) ou Cartão Gratuidade Pessoa com Deficiência (ETUFOR);
  • Atendimento: Segunda a sexta, 8h às 17h;
  • Recebimento: Em até 10 dias úteis;
  • Público: Pessoas com HIV, hemofilia, autismo ou deficiências

 

Autotestes de HIV

  • Cadastro e informações: www.ahoraeagora.org
  • Opções de recebimento: Casa, unidade de saúde ou estação Benfica.
  • Acesso da estação: Em frente ao Shopping Benfica.