MPCE cobra Prefeitura de Fortaleza sobre possíveis falhas no fornecimento de alimentação no IJF

Secretaria Municipal da Saúde tem 72 horas para enviar esclarecimentos sobre o caso. Denúncias apontam atraso e ausência de refeições para pacientes, acompanhantes, servidores e colaboradores do IJF

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) pediu, nesta sexta-feira, 13, que a Prefeitura de Fortaleza tome providências para solucionar falhas no fornecimento de alimentação no Instituto Dr. José Frota (IJF). O pedido ocorre após a 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza abrir um inquérito civil público para apurar denúncias sobre a falta de refeições para pacientes, acompanhantes, servidores e colaboradores do hospital.

LEIA MAIS| IJF em crise: falta de pagamento a médicos está afetando cirurgias, afirma Sindicato 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo relatos recebidos pela Promotoria, o almoço demorou para ser servido na última quarta-feira, 11, já na quinta-feira, 12, as refeições não foram servidas.

Em razão disso, a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) tem 72 horas para esclarecer os motivos do problema, informar quais empresas são responsáveis pelo fornecimento, apresentar os contratos firmados, detalhar possíveis dívidas com os fornecedores e indicar as medidas adotadas para resolver a situação.

Entre os alvos dos questionamentos está a empresa CRS Alimentos, apontada como fornecedora das refeições. O MPCE quer saber se há contrato vigente entre a empresa e o IJF, os motivos de uma eventual interrupção no serviço e se existem dívidas do hospital com a empresa, solicitando detalhes sobre valores e prazos vencidos. A CRS Alimentos também terá 72 horas para responder às demandas.

Além disso, o MPCE solicitou que a Vigilância Sanitária do Estado realize inspeções na cozinha e nos refeitórios do IJF para verificar as condições dos serviços de alimentação.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), informou que, nesta sexta-feira, 13, foi realizada a entrega das refeições destinadas aos pacientes internados, acompanhantes e funcionários.

Questionados sobre a falta de alimento no hospital da última quinta-feira, 12, eles destacaram que estão em contato direto com o fornecedor e adotando todas as medidas necessárias para garantir a regularização definitiva do serviço. 

O POVO contatou a empresa CRS Alimentos, que confirmou que foi notificada e afirmou que responderá ao MPCE dentro do prazo definido.

A empresa relatou, por meio de nota, que tem contrato desde 2021 com a unidade hospitalar, oriundo de um processo licitatório regular, e sempre cumpriu "integralmente as exigências do termo de referência, apesar do IJF sempre ter atrasado os pagamentos".

A CRS Alimentos afirmou ainda que notificou o IJF sobre a paralisação dos serviços caso os valores não fossem pagos.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar