Membros do CV responsáveis por homicídios e tráfico de drogas são presos no Grande Pirambu

Ao todo, 20 pessoas foram presas, sendo 14 por mandados de prisão e outras seis em flagrante pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE)

12:52 | Dez. 13, 2024

Por: Mirla Nobre
Foto de apoio ilustrativo. Operação foi realizada pela 4ª Delegacia do DHPP (foto: Divulgação/ SSPDS)

Vinte pessoas que atuavam na parte operacional da facção carioca Comando Vermelho (CV) foram presas em uma operação da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) na manhã desta sexta-feira, 13, no Grande Pirambu, em Fortaleza. Eles eram responsáveis por atuar na linha de frente de homicídios e tráfico de drogas na região.

Na última terça-feira, 10, integrantes da parte financeira da facção também foram alvos de uma operação, onde nove pessoas foram presas na região. Um dos líderes do grupo criminoso, alvo da operação na última terça-feira, 10, é o cearense Carlos Mateus da Silva Alencar, 29, vulgo “Skidum”, que está foragido no Rio de Janeiro e integra a lista dos mais procurados pelas forças de Segurança do Ceará.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Departamento de Homicídios articulou a operação a partir de um crime de homicídio no bairro Álvaro Weyne. Os suspeitos são sete homens com idades entre 43 e 20 anos, além de uma mulher de 34 anos. 

Seis mandados de prisão preventiva por crimes de integrar grupo criminoso e tráfico de drogas foram cumpridos em unidades prisionais, incluindo um chefe do Comando Vermelho que possuía ligação com um grupo criminoso no Pirambu. A companheira desse homem foi presa na operação desta sexta-feira, 13. 

Na ofensiva também foram capturadas seis pessoas em flagrante delito, sendo quatro homens de 43, 28, 25 e 21 anos. Eles possuem antecedentes por tráfico der drogas. Ainda foram apreendidos 842 gramas de maconha, 508 gramas de cocaína, dois revólveres calibre 38, munições, balanças de precisão e celulares. O grupo foi levado à sede do DHPP e foi autuado por crime de tráfico, receptação e posse de arma de fogo. 

Atualizada às 16h10min