Fortaleza terá dois postos de saúde para vacinação nos fins de semana e feriados
Unidades funcionarão nos fins de semana aplicando vacinas de rotina, inclusive o imunizante contra a Covid-19Dois postos de saúde de Fortaleza estarão funcionando exclusivamente para vacinação de rotina nos fins de semana e feriados do mês de dezembro. As unidades são o Posto Geraldo Madeira Sobrinho (Pio XII), no bairro São João do Tauape e o Posto Mattos Dourado, no Edson Queiroz. Os postos funcionarão de 8 as 16h30min.
No caso do Posto Geraldo Madeira Sobrinho (Pio XII), a unidade volta a funcionar após fechamento temporário para manutenção no sistema elétrico. A unidade está localizada na Rua Belisário Távora, 42 - São João do Tauape.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Já o Posto Mattos Dourado, localizado na rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391, Edson Queiroz, também atuará na aplicação de vacinas de rotina.
Vale lembrar que na última semana de novembro (24 a 30), o Ceará registrou 3.106 casos de Covid-19, de acordo com a plataforma IntegraSUS, atualizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Destes, 37% dos casos estão concentrados no município de Fortaleza (1.023).
LEIA MAIS |Casos de covid sobem no Ceará; veja quais os sintomas e onde fazer teste
O Munícipio recebeu cerca de 1.755 doses para a ampliação da vacinação contra a Covid-19 para grupos prioritários e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A imunização das crianças e a dose de reforço para os grupos prioritários será realizada enquanto durar o estoque.
Covid-19: veja quem pode se vacinar
Grupos prioritários
- Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme calendário de vacinação*
- Gestantes e puérperas
- Idosos 60 anos ou mais
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com comorbidades*
- Pessoas imunocomprometidas*
- Pessoas que vivem em instituições de longa permanência
- Pessoas privadas de liberdade
- Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- Indígenas
- Ribeirinhos
- Quilombolas*
Aplicadas dentro do calendário de rotina, independente de estarem ou não dentro do grupo prioritário.
Reforço dos grupos prioritários
As pessoas do grupo prioritário (idosos, gestantes, puérperas e imunocomprometidos) devem tomar duas doses ao ano da nova vacina, independente do número de doses já recebidas. No caso dos demais grupos prioritários, a orientação é receber uma dose anual.
Pessoas que não fazem parte de nenhum grupo prioritário e nunca se vacinaram devem tomar o novo imunizante, bastando uma dose para a proteção.
Serviço
Vacinação aos finais de semana e feriados do mês de dezembro
Data: a partir de 7 de dezembro
Horário: 8 às 16h30min
Local: Posto Geraldo Madeira Sobrinho - Pio XII (Rua Belisário Távora, 42 - São João do Tauape)