Compra de votos: eleições de Canindé e Choró são alvo de operação da PF
Operação da Polícia Federal cumpre, em Fortaleza, dois mandados de prisão e sete de busca e apreensão nesta quinta-feira, 5
07:37 | Dez. 05, 2024
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 5, uma ofensiva para desarticular um grupo criminoso investigado por utilizar dinheiro de caixa dois de empresas vinculadas à organização criminosa para compra de votos em municípios cearenses. A operação cumpre dois mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão em Fortaleza.
De acordo com informações da PF, um dos mandados de prisão ainda não foi cumprido, com alvo estando foragido. Ainda haverá aprofundamento das investigações, mas já há indicativos robustos em relação às eleições de Canindé e Choró. Foi nesses municípios que houve compartilhamento de dados com as promotorias eleitorais.
Leia mais
Além dos mandados, a Operação "Vis Occulta" também aplicou medidas cautelares a cinco investigados, incluindo o recolhimento domiciliar noturno e a instalação de tornozeleira eletrônica.
As investigações apontaram indícios de um esquema envolvendo contratos públicos direcionados a empresas vinculadas à organização criminosa. De acordo com a PF, o grupo utilizava o dinheiro do caixa dois para comprar votos e influenciar o pleito eleitoral de dezenas de municípios no Ceará.
Segundo os investigadores, os valores eram destinados ao financiamento ilícito de campanhas eleitorais, comprometendo a lisura do processo democrático.
Atualizada às 9h09