Vídeos mostram ruas alagadas e população enfrentando transtornos em Fortaleza; veja
Chuvas desta quarta-feira, 4, provocaram alagamentos e congestionamento em diversas áreas da CapitalFortaleza amanheceu com chuvas nesta quarta-feira, 4. O acumulado máximo na Capital foi registrado no posto do Pici, com 42,2 mm, até as 14h41. A precipitação provocou diversos transtornos para os moradores, além de congestionamentos e quedas de energia em vários pontos da Cidade.
Em alguns bairros, moradores relataram queda no abastecimento de energia elétrica, entre eles: Centro, Damas, Jardim América, Vila União, Jangurussu, Bom Futuro, São Cristóvão, Pici, Montese e Parque Araxá, Jereissati I, Antônio Bezerra, Barra do Ceará, Benfica, Farias Brito, Cidade dos Funcionários. Na Região Metropolitana, há relatos de falta de energia em Maracanaú.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão é que as chuvas continuem por todas as macrorregiões do Ceará pelos próximas dias. Todavia, há uma tendência de diminuição dos acumulados a partir desta quinta-feira, 5.
Obras na Heráclito Graça
Na avenida Heráclito Graça, região central da Cidade, grande parte dos semáforos apresentou instabilidade e apagão. No local estão sendo realizadas obras para a drenagem e o controle de cheias, com o objetivo de evitar alagamentos.
Todavia, durante a chuva desta quarta-feira, motoristas e pedestres tiveram dificuldade para transitar na área. A previsão da Secretaria de Infraestrutura (Seinf) é de que a obra seja concluída até o final do ano.
Moradores ficam ilhados em lojas do Centro
No Centro, a rua Pessoa Anta precisou ser bloqueada na via ao lado direito, devido ao acúmulo de água. Pedestres e vendedores ficaram ilhados e precisaram se abrigar na frente das lojas. Alguns comerciantes tentavam salvar produtos, enquanto motoristas se arriscavam a atravessar a rua.
No local, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) foram acionados para realizar o controle do tráfego.
Alagamentos e trânsito lento em vários pontos
Em imagens registradas pelos moradores, é possível ver alguns veículos imersos pela chuva acumulada na avenida José Bastos, no bairro Benfica. No vídeo, alguns homens tentam remover entulhos e lixos que flutuam para cima dos carros.
Nas avenidas Duque de Caxias e Barão do Rio Branco, no Centro, pedestres precisaram pular poças de água para evitar se molhar. Em alguns pontos, os moradores precisaram enfrentar a água para atravessar as ruas. Na região, motoristas também enfretaram trânsito lento.
Água invade salas da UFC e aulas são suspensas
Na Universidade Federal do Ceará (UFC), algumas aulas no campus do Pici precisaram ser suspensas por conta dos diversos pontos de alagamentos.
Em um vídeo registrado por estudantes nas redes sociais, é possível ver imagens de uma aula sendo ministrada enquanto alunos precisam recolher os pés sobre as cadeiras para evitar se molhar com a água que invadiu a sala.
O estacionamento do Instituto de Cultura e Arte (ICA) também foi filmado debaixo de muita água. Alguns carros trafegavam lentamente no local.
Defesa Civil vai monitorar pontos críticos
Em nota, a Defesa Civil de Fortaleza informou que foram registradas 21 ocorrências na manhã de hoje. Ao todo, foram 16 alagamentos; 1 solicitação de lona; 3 riscos de desabamentos e 1 desabamento parcial, sem gravidade.
“A Prefeitura de Fortaleza segue monitorando 24 horas os pontos mais críticos da Capital por meio do Centro de Comando e Controle”, diz o informe.