Fortaleza tem diversos semáforos apagados após chuvas na manhã desta quarta; veja pontos

Falha nos equipamentos causou congestionamento no trânsito em vias de pelo menos cinco bairros da Capital

09:56 | Dez. 04, 2024

Por: Mirla Nobre
Falha nos equipamentos causou congestionamento no trânsito no Centro de Fortaleza (foto: Fábio Lima)

Fortaleza registrou diversos cruzamentos de ruas e avenidas com semáforos apagados durante a manhã desta quarta-feira, 4, após registro de chuvas na Capital. Os equipamentos danificados foram observados em pelo menos cinco bairros. 

Confira alguns trechos onde foram observadas instabilidades:

  • Avenida Pe. Antônio Tomás com Coronel Jucá, no bairro Aldeota
  • Rua João Brígido com Rua Idelfonso Albano, no bairro Joaquim Távora
  • Avenida Jovita Feitosa com avenida José Jatahy, no bairro Parquelândia
  • Avenida Heráclito Graça, no bairro Aldeota
  • Avenida Duque de Caxias com avenida Dom Manuel, no Centro
  • Avenida 13 de maio com avenida Carapinima, no bairro Benfica

As falhas nos equipamentos causaram congestionamento no trânsito, intensificado por pontos de alagamentos. Na avenida 13 de maio, conforme relatos apurados pelo O POVO, todos os semáfotos estão danificados nesta manhã. Em Fortaleza, o registro até as 9h30min foi de 41 mm de precipitações no posto Pici. 

O POVO procurou a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) para saber quantos semáforos foram atingidos, o que causou o problema da instabilidade dos equipamentos e como o órgão está atuando para controlar o fluxo de trânsito nos cruzamentos. Quando o órgão responder, essa matéria será atualizada.

Enel diz que reforçou equipes para normalizar serviços de energia 

A Enel Distribuição Ceará informou, em nota, que, na manhã desta quarta-feira, 4, houve o desligamento de uma subestação da transmissora Chesf, no bairro Mondubim, afetando o fornecimento de energia de alguns locais em Fortaleza e Região Metropolitana (RMF).

O órgão afirma que está reforçando em 60% no número de equipes de campo, com cerca de 600 equipes trabalhando pra normalizar o "serviço o mais rapidamente possível".

A Eletrobras informou que houve o desligamento do setor 69kV da subestação Fortaleza, com reflexo parcial na distribuição de energia a alguns municípios da Região Metropolitana.

A empresa de energia explicou que, após o desligamento, foram executadas ações de tranferência de cargas pela distribuidora local e que adotou todas as providências necessárias para o restabelecimento da subestação.

Ainda conforme a Eletrobras, o processo de recomposição da instalação foi totalmente concluído às 8h29min de hoje, 4.

"As causas do desligamento estão sendo investigadas. Durante a inspeção foi identificado um cabo partido em um alimentador da distribuidora local", complementa o comunicado da empresa de energia.

 

Atualizada às 17h28min