Estações do Metrofor ficam ser energia durante chuvas e registram lotação
Fornecimento teria sido interrompido por volta das oito horas; falha mecânica em uma das composições também resultou em atrasos
10:34 | Dez. 04, 2024
Sete estações do Metrô de Fortaleza (Metrofor) tiveram o fornecimento de energia interrompido durante a manhã desta quarta-feira, 4. As estações afetadas foram Carlito Benevides, Alto Alegre, Benfica, Juscelino Kubitschek, Padre Cícero, Virgílio Távora e o Centro de Manutenções Vila das Flores.
Durante a queda, diversos pontos da Linha Sul apresentaram grande lotação. Imagens recebidas pelo O POVO mostram centenas de passageiros aglomerados nas estações da Parangaba e Juscelino Kubitschek. Confira:
A superlotação seria resultado de um atraso das composições que estão em circulação durante esta manhã. Conforme relatos de passageiros, os trens foram paralisados por volta das 8h30min, ficando mais de uma hora sem funcionamento.
Questionado sobre os atrasos, o Metrofor afirmou que a demora foi ocasionada por falha mecânica em um dos trens. No momento, as composições operam em frota reduzida, sem prazo para restabelecimento total. As linhas Oeste e Nordeste operam sem alterações.
Veja nota:
A Linha Sul do Metrofor opera temporariamente com frota reduzida devido a uma falha mecânica em alguns trens. Nossas equipes de manutenção já estão mobilizadas para resolver o problema e restabelecer a operação plena o mais breve possível.
Adicionalmente, foi registrada uma interrupção no fornecimento de energia elétrica pela Enel nas estações Carlito Benevides, Alto Alegre, Benfica, Juscelino Kubitschek, Padre Cícero, Virgílio Távora e no Centro de Manutenções Vila das Flores. Apesar disso, as estações permanecem abertas e funcionando para o embarque de passageiros. A concessionária Enel foi prontamente acionada para normalizar o fornecimento de energia.
Moradores enfrentam problemas durante chuvas
A falha no metrô foi um dos problemas enfrentados por moradores de Fortaleza e RMF durante esta quarta. Com chuvas de até 42 milímetros, a Capital apresentou pontos de alagamento, engarrafamento, problemas em sinais de trânsito.
Quedas de energias em diversos bairros da Capital e da Região Metropolitana (RMF) também foram registradas. Veja lista:
Fortaleza:
- São Cristóvão
- Pici
- Parque Araxá
- Jangurussu
- Vila União
- Montese
- Damas
- Maraponga
- Jardim América
- Bela Vista
- Parquelândia
- José Walter
Maracanaú:
- Pajuçara
- Novo Oriente
- Jereissati I
- Santo Sátiro
- Acaracuzinho
Em nota, a Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia no Ceará, informou que as oscilações foram causadas pelo desligamento da subestação Mondubim da Companhia Hidrelétrica São Francisco (Chesf), que atua na geração de energia na Capital.
"A empresa esclarece que, de imediato, realizou manobras de transferências de carga para diminuir o impacto aos clientes. A distribuidora reforça ainda que está em contato com a Chesf para apurar as causas do desligamento", conclui o texto.
A empresa também afirma que cerca de 600 equipes trabalhando pra normalizar o serviço em todo o Estado.
A Eletrobras se manifestou sobre a situação, informando que houve o desligamento do setor 69kV da subestação Fortaleza, com reflexo parcial na distribuição de energia a alguns municípios da Região Metropolitana.
A empresa de energia explicou que, após o desligamento, foram executadas ações de tranferência de cargas pela distribuidora local e que adotou todas as providências necessárias para o restabelecimento da subestação.
Ainda conforme a Eletrobras, o processo de recomposição da instalação foi totalmente concluído às 8h29min de hoje, 4.
"As causas do desligamento estão sendo investigadas. Durante a inspeção foi identificado um cabo partido em um alimentador da distribuidora local", complementa o comunicado da empresa de energia.
Matéria atualizada às 17h26min