Programa Recicla Mais Fortaleza passa por ajustes; condôminos relatam suspensão da coleta

A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos informou que a Prefeitura orientou que os síndicos utilizassem o serviço de coleta seletiva do Re-ciclo

Após seis meses de execução, o Programa Recicla Mais, da Prefeitura de Fortaleza, está passando por um “ajuste temporário”, o que faz com que os serviços de coleta seletiva sejam suspensos em alguns dos condomínios contemplados pelo programa.

A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) foi contatada pelo O POVO e negou que a coleta tenha sido suspensa. A pasta informou que, "diante do volume ainda baixo coletado em alguns condomínios cadastrados, a Prefeitura de Fortaleza orientou que os síndicos utilizassem o serviço de coleta seletiva do Re-ciclo". 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Por se tratar de projeto-piloto, o Recicla Mais vem sendo avaliado, conforme o andamento, para que sejam promovidos os ajustes necessários”, complementa a pasta.

O projeto Re-Ciclo utiliza triciclos elétricos com baixa pegada de carbono e oferece a mesma função de coleta de forma agendada. 

O coordenador de limpeza urbana da SCSP, Thiago Mafra, explicou que os serviços não foram suspensos, mas que a pasta está fazendo a análise e ajustes necessários a fim de saber se vale a pena manter a iniciativa.

“Estamos fazendo análise e ajustes por conta da gestão municipal, que vai mudar. Também precisamos saber se vale a pena manter porque há um custo e não são todos os condomínios que aderiram ao programa”, cita.

De acordo com a subsíndica do condomínio residencial Cabo Frio, Alaíde Pitombeira, a coleta dos resíduos do prédio deixou de ser realizada desde o último dia 12 de novembro. O edifício residencial, localizado no bairro Dionísio Torres, ingressou no programa em maio deste ano.

“O caminhão da coleta deixou de vir e não comunicaram nada pra gente”, explica.

Na última segunda-feira, 2, Alaíde foi comunicada pela SCSP de que o programa “está passando por um ajuste temporário, que inclui a redução de algumas rotas de coleta em condomínios já participantes”. A mensagem alertava que durante esse período, o Programa não estará coletando resíduo reciclável do condomínio Cabo Frio.

“Essa mudança faz parte de um processo de análise, avaliação e reestruturação do programa, e também envolve a redução temporária da frota de coleta para viabilizar os ajustes necessários”, complementa o aviso.

O síndico do Condomínio Edifício Indiana, na Aldeota, Jackson Lisboa, menciona que também recebeu o comunicado. Ele detalha que a coleta é feita semanalmente, às terças-feiras, mas, nos dias 5 e 12 de novembro o serviço não foi realizado.

“Antes desse programa, o material reciclável era recolhido pela Marquise Ambiental, às quartas-feiras”, acrescenta Jackson.

Para evitar o acúmulo de lixo no condomínio, Alaíde e os outros moradores do edifício entraram em um consenso e decidiram entregar o material reciclado aos “carroceiros” conhecidos pelo porteiro do prédio.

“Quando vimos que o carro da coleta não estava passando, ficamos desmotivados, alguns moradores disseram que nem iam mais fazer a coleta seletiva”, relata.

Até a publicação deste conteúdo, a coleta não havia sido feita em nenhum dos dois condomínios citados na matéria.

Recicla Mais: 94 condomínios estão cadastrados no projeto 

Em outubro, O POVO mostrou que 150 condomínios residenciais de Fortaleza haviam aderido ao Programa Recicla Mais. Conforme a Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), atualmente 94 condomínios estão cadastrados no projeto.

Ainda conforme a pasta, os bairros com maior adesão são Aldeota, Meireles, Cocó e Dionísio Torres.

A SCSP reitera que Fortaleza dispõe de mais de 100 Ecopontos instalados em todas as Regionais.

“A população pode utilizar os Ecopontos para levar seus resíduos recicláveis, e ainda ser bonificada em troca com desconto na conta de energia, por meio do programa Recicla Fortaleza”, complementa.

Além de recicláveis, os Ecopontos também são espaços preparados para receber resíduos de grande volume, que não podem ser descartados junto ao lixo comum.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar