Estátua de Nossa Senhora de Fátima é isolada pela Defesa Civil para manutenção
Durante uma vistoria técnica, foi identificada a necessidade de uma manutenção preventiva no monumentoUm dos monumentos símbolos da fé católica na cidade de Fortaleza, a estátua de Nossa Senhora de Fátima, localizada na praça de mesmo nome, no bairro de Fátima, passará por uma manutenção preventiva. A área ao redor da escultura foi isolada na última quinta-feira, 25, após uma inspeção técnica realizada pela Defesa Civil.
Na reportagem “Quem constrói estátuas de santos precisa preservá-la”, O POVO denunciou a existência de rachaduras na base que sustenta o monumento da santa. A informação sobre a manutenção foi anunciada quase um mês depois da queda da estátua de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Montese.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Inaugurada em 2008, a estátua de Nossa Senhora de Fátima está localizada na avenida Treze de Maio, região da cidade com um intenso fluxo de pessoas. Em nota, a Defesa Civil de Fortaleza informou que “a área foi isolada para evitar possíveis riscos aos transeuntes e visitantes”.
A última vez que a estrutura passou por reparos foi em 2021. Ao O POVO, a administração da Paróquia Nossa Senhora de Fátima contou que as manutenções da Prefeitura costumam ser realizadas às vésperas das festividades da santa e que esta será a primeira vez que a estátua passará por uma manutenção estrutural.
Em datas comemorativas, as ruas no entorno da praça Nossa Senhora de Fátima costumam ficar cheias. Ao redor da grandiosa estátua, os devotos se reúnem, alguns ajoelhados, para agradecer e fazer suas preces.
A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) informou, em nota, que a Prefeitura está em fase de elaboração de um plano de manutenção para a estátua. O órgão não divulgou a data prevista para a apresentação do documento.
Padre Ivan de Sousa,pároco do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, explica que a imagemapresentou algumas rachaduras na parte superior, na perda da cabeçae nas costas. "Nós ficamos preocupados por conta do sol, da chuva, mas sobretudo dos ventos fortes. Então, nós nos comunicamos com a Prefeitura, também com a Defesa Civil, para ver essa situação e eles vão fazer a manutenção", diz.
Segundo ele, ainda não se sabe quando a manutenção será realizada. "Todo mundo gosta de chegar perto da imagem, de tocar, de ficar ali aos pés da imagem e é uma imagem muito grande, muito pesada. Então, qualquer acidente pode ser fatal. Para evitar algum acidente, a Defesa Civil isolou ali", acrescentou.
Fiéis comemoram a manutenção da estátua
Devota de Nossa Senhora de Fátima, Maria Genoveva Campelo visita com frequência a paróquia que leva o nome da santa e comemora o anúncio sobre a manutenção estrutural da estátua, a qual considera um símbolo muito importante para os fiéis.
A aposentada, que residiu no bairro durante muitos anos, conta que a praça onde a estátua está localizada costuma ficar lotada durante as festividades católicas, inclusive com fiéis vindo de outros estados para praticar sua fé. Para ela, as obras são uma forma de garantir a segurança dos frequentadores e do próprio monumento.
“Eu acho isso muito importante, porque, outro dia, teve um problema de uma santa lá no Montese. Então, é perigoso. E eu acho que é um símbolo muito importante para a gente, significa muito essa imagem aqui”, explica.
Natural da Paraíba e devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o aposentado Ugumbergue Campos, de 70 anos, vem para Fortaleza com frequência para visitar a família. Por aqui, ele conta que faz questão de comparecer todos os dias na paróquia para rezar um terço, aproveitando a música ambiente para se concentrar nas orações.
Atualmente morando em Salvador, o engenheiro eletricista conta que costuma ir na praça para tirar fotos da estátua de Nossa Senhora de Fátima. Ele revela que ainda não tinha visto o gradil, mas acredita que a estrutura foi instalada para realização de manutenções na estrutura.
"Eu acho que, há muito tempo, não fizeram reformas. Ela deve ser de gesso, né? Em módulos, igual ao Cristo Redentor. Então, talvez possam ser rachaduras", pontua.
Apesar disso, o engenheiro explica que não é comum esse tipo de material apresentar rachaduras, por possuir características resistentes às intempéries naturais. "É difícil gesso rachar. Ele tem a característica física de ser exposto ao sol e tudo mais", explica.
Ele ainda conta que, por isso, as estátuas costumam ser construídas desse material e que, no caso de desgastes, esse tipo de ocorrência costuma acontecer de dentro para fora da estrutura das estátuas.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente