Parque do Cocó registra o terceiro incêndio em quatro dias

Quatro guarnições do Corpo de Bombeiros foram acionadas para debelar as chamas. Fogo já havia sido registrado na unidade na sexta-feira, 29, e no sábado, 30

16:39 | Dez. 02, 2024

Por: Lucas Barbosa
Fortaleza, CE, BR 02.12.24 Incêncio em área do Cocó próximo da Avenida Raul Barbosa (FCO FONTENELE/O POVO) (foto: FCO FONTENELE)

Atualizado as 20h50min

Um incêndio, o terceiro em quatro dias, é registrado na tarde desta segunda-feira, 2, no Parque do Cocó, em Fortaleza. Quatro guarnições do Corpo de Bombeiros estão no local debelando as chamas. Ainda não há balanço sobre a área atingida.

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) e peritos forenses também estão no local. Helicóptero é utilizado para ajudar nas diligências. Iniciado no começo da tarde, às 20h50 desta segunda, o fogo persistia na região, apesar dos bombeiros terem conseguido reduzi-lo.

Confira vídeo registrando o fogo:

 

Como O POVO mostrou no sábado, 30, dois incêndios haviam sido registrados no Parque do Cocó na sexta-feira, 29, e no sábado, 30. No dia, o Corpo de Bombeiros informou haver indícios de que o incêndio do sábado era uma reignição das chamas de sexta.

Até a próxima quarta-feira, 4, as causas do fogo seriam identificadas, afirmou a Sema. Em relação ao incêndio desta segunda, a Sema enviou nota a O POVO informando que monitora a situação. Confira o texto na íntegra:

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) informa que, no início da tarde desta segunda-feira (02), um novo incêndio foi registrado no Parque Estadual do Cocó. A gestão do Parque está acompanhando de perto os acontecimentos e segue monitorando a situação, por meio do sistema de vigilância eletrônica da Unidade de Conservação, drones e por rondas presenciais da equipe nas áreas afetadas.

Além disso, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos(Funceme) está realizando o monitoramento dos focos de calor, no âmbito do Comitê Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA).

Ressaltamos ainda, que a gestão da Sema já acionou a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para que seja realizado o laudo pericial dos incêndios.

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), está no local, em ação para combater o fogo, no Parque Estadual do Cocó.

 

 

Mais informações em instantes