Após corte repentino, Prefeitura retoma pagamento do Bolsa Jovem
Pelo menos 800 bolsistas do programa não receberam a parcela do mês de novembro; gestão afirma que pagamento será retroativoApós beneficiários denunciarem o corte repentino no pagamento do programa Bolsa Jovem, a Prefeitura de Fortaleza confirmou que seguirá realizando os pagamentos até o fim da vigência do presente edital. O anúncio foi feito durante a esta quinta-feira, 28, nas redes sociais da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv).
Em publicação realizada através do Instagram, a Sejuv afirmou que todos os beneficiários receberão a última parcela do programa, referente ao mês de dezembro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O texto também informa que os usuários que não receberam o pagamento de novembro deverão ser restituídos agora no último mês do edital, juntamente com a parcela derradeira.
“A Secretaria Municipal da Juventude ainda que em atendimento aos critérios expostos no edital do Programa Bolsa Jovem, e sensibilizada perante a situação de vulnerabilidade de alguns jovens que tiveram seus benefícios cancelados, resolve que todos aqueles que não receberam a bolsa de novembro, receberão normalmente os dois últimos meses a fim de impulsionar a conclusão dos projetos”, diz a pasta.
Na publicação também é reforçada a importância do preenchimento dos diários pelos participantes e informada a abertura do sistema para upload da documentação na próxima segunda-feira, 2.
Cortes no Bolsa Jovem
Atualmente o programa conta com cerca de 3.500 jovens entre 15 e 29 anos, que recebem mensalmente o valor de R$ 300 para atuar em projetos nas áreas de cultura, tecnologia, arte, ciência e esportes. Destes, pelo menos 800 não receberam o pagamento da parcela de novembro.
De acordo com os participantes do programa, o auxílio foi cortado sem nenhuma espécie de aviso prévio ou justificativa plausível para o bloqueio. Ainda de acordo com eles, o site do Bolsa Jovem passou por instabilidade nas últimas semanas, o que impediu o envio de documentos.
Ainda de acordo com os jovens, o edital estabelece que eventuais cortes ou suspensões do pagamento da bolsa devem ser comunicados previamente pela Prefeitura, o que não ocorreu.