Moradores do bairro de Fátima, em Fortaleza, denunciam entulhos deixados pela Enel

Moradores criticam falta de aviso prévio e descaso na remoção de resíduos após poda de árvore

22:47 | Nov. 27, 2024

Por: Fabrícia Braga
Moradores do bairro de Fátima, em Fortaleza, reclamam de entulhos deixado pela Enel após poda de árvore (foto: Reprodução/Christianne Vieira)

Moradores da rua Dom Sebastião Leme, no bairro de Fátima, em Fortaleza, estão enfrentando dificuldades após a poda de uma árvore realizada pela Enel. O serviço, segundo relatos, foi feito sem aviso prévio e deixou galhos pendurados, resíduos espalhados pela rua e calçada, apresentando riscos para pedestres e motoristas. 

Christianne Vieira, que mora na rua, destacou o impacto na rotina de sua família. Mãe de Anna Beatriz, uma jovem de 22 anos com paralisia cerebral, ela afirma que o serviço deixou a calçada intransitável, dificultando a mobilidade da filha, que precisa tomar banho de sol diariamente na calçada.

Ela relatou ainda que o barulho da serra elétrica assustou a jovem e que os galhos deixados pela equipe sujaram sua varanda, prejudicaram o trânsito e o estacionamento de veículos na via.

“Atrapalha o trânsito, minha filha fica sem acesso, o risco da árvore pender para o lado da minha casa ficou grande, porque eles cortaram a árvore toda só de um lado. Não nos informaram a data para retirada dos entulhos”, disse Christianne.

Na mesma rua, Fátima Limaverde, diretora de uma escola infantil próxima, também criticou a poda realizada em frente à instituição. Segundo ela, os galhos deixados no local atrapalham a passagem de pedestres, incluindo crianças da escola que atravessam a rua.

Fátima afirma que entrou em contato com a Enel, mas a empresa informou que a remoção dos resíduos seria de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza. Já a Prefeitura, conforme ela, teria afirmado que precisaria de até quatro dias para agendar uma possível retirada, situação que gerou indignação.

Enel e Prefeitura

Em nota, a Enel Ceará informou que realiza podas de árvores em situações onde há risco elétrico, garantindo a segurança da população e do sistema elétrico. A empresa afirma que, após a execução do serviço, os resíduos são destinados a locais homologados por órgãos ambientais para reciclagem.

Sobre o caso da rua Dom Sebastião Leme, a Enel informou que a retirada dos resíduos será concluída até quinta-feira, 28.

A Prefeitura de Fortaleza, por sua vez, esclareceu que, em casos de podas realizadas pela Enel, a responsabilidade pela remoção e destinação do material é da empresa. Moradores que necessitem registrar solicitações de serviços públicos podem entrar em contato pelo telefone 156.