Prevista para antes do Natal, reforma da Praça do Ferreira deverá ter licitação em 2025
Projeto para execução das obras foi entregue à Prefeitura de Fortaleza em setembro; melhorias devem ser realizadas na pavimentação, iluminação e acesso de pedestres ao logradouro
11:28 | Nov. 23, 2024
A reforma da Praça do Ferreira, em Fortaleza, que tinha previsão inicial de conclusão para antes das festas de Natal e Ano Novo, deverá ser iniciada apenas em 2025. A informação foi dada ao O POVO pelo presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital.
Conforme Assis Cavalcante, em entrevista durante o lançamento da operação Centro Seguro 2024, a licitação para início das intervenções só deve acontecer no primeiro semestre do próximo ano.
Cavalcante afirma que os diálogos com a gestão do prefeito eleito Evandro Leitão (PT), que tomará posse em janeiro de 2025, já foram iniciados e têm caminhado para a continuidade da parceria anunciada em novembro de 2023.
“Esperamos que o Evandro, como prefeito eleito, dê continuidade. Já conversamos com ele, que demonstrou muita vontade de fazer essa obra. Estamos esperançosos que teremos uma praça diferente, porque essa praça é um ícone da Cidade”, relata.
Leia mais
Em setembro deste ano, a três meses do prazo de conclusão previsto para a obra, O POVO esteve na Praça do Ferreira e encontrou diversos problemas, como buracos no piso, bancos quebrados e lixo espalhado pelo logradouro.
Segundo a CDL Fortaleza, o projeto arquitetônico para a reforma da Praça, assim como o luminotécnico e o de trânsito, foi entregue à Prefeitura da Capital para avaliação na primeira semana do último setembro.
Passados dois meses e às vésperas do início das vendas de Natal e Ano Novo, as obras ainda não tiveram início e o coração da Cidade segue com as mesmas complicações.
Um estudo está sendo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae-CE) para definição sobre o uso dos quiosques da Praça, afirma Cavalcante. O objetivo do levantamento é saber o que a população deseja que seja vendido no local, a fim de aumentar o fluxo de pessoas durante o período da noite.
Dentre as intervenções previstas no projeto da obra estão melhorias no piso, na iluminação e no acesso de pedestres. A reforma também deve incluir o replantio de árvores na Praça; uma fonte seca, como a presente na praça José de Alencar; e uma ligação com a rua Floriano Peixoto.
De acordo com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), o projeto de instalações estruturais e orçamentárias para a reforma está sendo desenvolvido. O cronograma, conforme a pasta, prevê a conclusão desta etapa no primeiro semestre de 2025, quando deverá seguir para licitação.