Ministério Público cobra que HGF inicie tratamento de pessoas diagnosticadas com câncer
O Ministério Público recomendou os atendimentos aos pacientes em lista de espera para que sejam iniciados os tratamentos no prazo de 60 dias, conforme previsto em leiO Ministério Público do Estado do Ceará recomendou que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) iniciem os tratamentos de câncer de pacientes que aguardam na lista de espera até a próxima quarta-feira, 27.
A recomendação da 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza foi expedida depois que o MPCE recebeu a denúncia de uma paciente não identificada que teria sido diagnosticada com câncer de mama no dia 27 de setembro, contudo, não teria recebido resposta com a previsão de data para começar o tratamento.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A paciente teria procurado atendimento no HGF, recebeu encaminhamento para exames, porém, mesmo tendo realizado, não obteve nenhuma informação sobre a data para cirurgia ou outros procedimentos médicos necessários.
Do mesmo modo, o MPCE recebeu informações de outras pessoas que aguardam na fila em prazo que extrapolou o previsto na Lei 12.732/2012, que estipula um o máximo de 60 dias, contados do diagnóstico, para que os pacientes com câncer comecem o tratamento, quer seja por cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.
A recomendação do MPCE é que o HGF providencie o tratamento da paciente em questão e dos demais pacientes que se encontram em fila.
O POVO entrou em contato com o Hospital Geral de Fortaleza e a Secretaria de Saúde do Estado acerca de quantas pessoas estão na fila, quanto tempo dura o tratamento desde as solicitações de exames e quais as razões dessa demora, porém, não obteve respostas até a publicação desta matéria. Assim que houver o retorno, a atualização será feita.