Prefeitura de Fortaleza recebe doação de bicicletas; saiba como participar

Ação faz parte do programa programa Pedala Mais, que tem como objetivo dobrar o número de usuários de bicicletas na Capital

12:03 | Nov. 21, 2024

Por: Gabriele Félix
Para participar, o interessado deve realizar um cadastro online (foto: Divulgação / Instituto Aromeiazero)

Uma iniciativa do programa Pedala Mais, da Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Instituto Aromeiazero, está recolhendo bicicletas sem uso ou abandonadas, com o objetivo de garantir um novo destino a esses transportes.

Para participar, o interessado deve realizar um cadastro online, respondendo um formulário pelo link (https://bit.ly/4fbDDlv). O equipamento também recebe bicicletas doadas por instituições, como condomínios e vilas.

Após a arrecadação, os itens passarão por uma triagem, podendo ser redirecionados para a reciclagem, recondicionados para uso em cursos oferecidos pela Galeria de Recondicionamento e Aprendizagem sobre Bicicletas Urbanas (GRAU), ou recuperados e doados para famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.

No dia 25 de novembro, o GRAU oferece seu primeiro curso gratuito, que será realizado na sala do equipamento, localizada na sede da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), no bairro Parque Iracema, em Fortaleza.

Em setembro deste ano, o Bicicletar, sistema de bicicletas compartilhadas operando na Capital, registrou a marca de 7 milhões de viagens.

O aumento do fluxo de bicicletas na cidade é incentivado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) como parte de um sistema de tráfego seguro e sustentável.

O Instituto Aromeiazero, responsável pelo apoio técnico, operativo e consultivo do projeto, estimula a promoção de uma visão integral da bicicleta como transporte, expressão artística, trabalho e lazer.

Programa Pedala Mais

O programa Pedala Mais é uma política cicloviária promovida pela Prefeitura de Fortaleza, desde 2023. De acordo com a prefeitura, a iniciativa tem como meta dobrar o número de usuários de bicicleta em Fortaleza, passando de 5% para 10% nos próximos 10 anos.

A GRAU é uma das iniciativas do Pedala Mais, promovido pela AMC e pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), com o patrocínio do Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (IC) e do Instituto Aromeiazero.

O objetivo do equipamento é promover educação e estimular o uso da bicicleta como ferramenta de geração de renda. Entre as finalidades do programa, também está a capacitação de empreendedores, ampliando suas possibilidades de negócio por meio da bicicleta.

O programa Pedala Mais é impulsionado pela Iniciativa Bloomberg para Infraestrutura Ciclável (BICI, da sigla em inglês), programa da Bloomberg Philanthropies gerenciado pela Global Designing Cities Initiative (GDCI) para a implementação de projetos inovadores relacionados à ciclomobilidade.

Instituto Aromeiazero

O Instituto Aromeiazero desenvolve projetos sociais, educacionais e culturais para reduzir as desigualdades sociais e tornar as cidades mais resilientes. Nossa missão é promover mudança positiva no modo de vida das pessoas e das cidades através da bicicleta.

O Instituto atua em duas frentes de desenvolvimento: institucional e projetos, cada uma com uma diretoria eleita pela Assembleia Geral.