Vestibular da Uece: estudantes são barrados com cópia de documentos

Francisco Pietro, de 16 anos, e Israel Silva, de 18, portavam fotocópias de documentos

10:54 | Nov. 17, 2024

Por: Gabriel Gago
Estudantes prestam o vestibular da Uece neste domingo, 17 (foto: Gabriel Gago/O POVO)

Dois estudantes não conseguiram prestar a primeira fase do vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece) na manhã deste domingo, 17. Francisco Pietro, de 16 anos, e Israel Silva, de 18, estavam no local, entraram na sala, mas foram impedidos de fazer a prova. Ambos portavam fotocópias da identidade, algo vedado no edital.

O vestibular começaria às 9 horas. Por volta das 8 e meia, ambos discutiam com as professoras as possibilidades do que fazer. Estavam na entrada da Universidade, no bairro Itaperi, em Fortaleza. Tinham vindo do bairro Icaraí, em Caucaia, até a Capital, em uma caravana de estudantes.

No entanto, não houve resolução. O vestibular aceita somente documentos físicos com foto. Não são permitidos documentos digitais como o e-título, além de carteiras de estudante, certidões de casamento, CPF no modelo antigo e certificados de reservistas.

No caso dos meninos, foram apresentadas fotocópias autenticadas do documento de identidade, algo também vedado. “Eu não estava com o original. Não ando com ele porque já perdi algumas vezes. Entrei com a xerox e não aceitaram”, explicou Pietro.

Estudantes pretendem cursar Administração e Educação Física

Pietro e Israel são colegas. Estudam na Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Profa. Iraci Pereira de Alcântara, na cidade distante 16,06 km de Fortaleza.

O primeiro, treineiro, pretendia prestar vestibular para Administração. Se disse preparado para a prova.

Já Israel cursava para valer. Pretendia fazer Educação Física. Passou meses estudando para os vestibulares do fim do ano, explica, decepcionado por ter perdido a prova da Universidade Estadual.

“Essa semana agora foi para relaxar. Nem olhei caderno para ver se aliviava o estresse. No fim das contas, não pude fazer”, relatou.

Nos bancos da Universidade, ambos esperaram, na companhia de professores, os colegas retornarem das salas. O horário final para realização é 13 horas.

A prova ocorre na exata semana seguinte ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma “maratona de vestibulares”. Foram dois domingos de Enem e, agora, um de Uece.
Apesar da ausência na Estadual, os estudantes realizaram o exame nacional e, esperançosos, garantiram participação na próxima edição da Uece, daqui a seis meses. “Deus quiser vou passar”, disse Pietro.

Mais de 42 mil estudantes realizam o vestibular da Uece

A primeira fase do vestibular para ingresso na Universidade Estadual do Ceará (Uece) contou com 42.968 participantes. São 28.571 de Fortaleza e 14.396 de municípios do interior.

Os locais de prova se dividem nas cidades cearenses. Os estudantes têm das 9 horas às 13 horas para resolverem 85 questões de múltipla escolha. As áreas de conhecimento são: Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, e Linguagens e Códigos.

Quanto aos cursos, são 2.850 vagas para o semestre 2025.1. Destas, 1.274 são para os cursos de Fortaleza e 1.576 para os campi do interior.

A segunda fase será realizada nos dias 15 e 16 de dezembro, com três provas de conteúdo específico, de acordo com o curso pretendido, e uma redação.