Professores levam 160 alunos em caravana na primeira fase da Uece
Caravana com professores de Caucaia levou 160 estudantes do município ao local de prova na manhã deste domingo, 17
13:45 | Nov. 17, 2024
Mesmo após o fechamento dos portões para a primeira fase do vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece), um amontoado de pessoas ainda estava na entrada do campus da Universidade. Na manhã deste domingo, 17, professores acompanhavam os alunos na realização das provas. Dentre eles, estavam professoras vindas com uma caravana de 160 estudantes de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.
Alexandra Rosa, de 53 anos, é professora diretora de turma dos terceiros anos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Profa. Iraci Pereira de Alcântara, na cidade distante 16,06 km da Capital.
Alexandra revela que foram cedidos três ônibus escolares pela Prefeitura de Caucaia. Os alunos retornarão ao município neles assim que findar o horário máximo da prova, às 13 horas. Todos os anos, a escola leva os alunos tanto ao Enem como à Uece. "Estamos com 98% a 100% de frequência", ressaltou.
Alunos acompanhados no Atendimento Educacional Especializado (AEE), como Pedro Miguel Barros, 18, foram conduzidos até a porta da prova. O estudante pretende cursar Filosofia.
No campus da Universidade, no bairro Itaperi, em Fortaleza, também estava a professora Fananda Chaves, 28, docente de língua portuguesa.
"Ele tem um QI alto. É muito inteligente. Tem questões sociais na escola, é difícil. Enquanto aluno ele é excelente. Fez o Exame Nacional do Ensino Médio Enem, primeiro e segundo dia. Tudo tranquilo", comentou Fananda, que também destacou o bom desempenho do aluno em simulados. "Ele vai se sair bem na Uece", acrescentou.
Dos quase 42 mil inscritos, 14.396 não são de Fortaleza. Os locais de prova são distribuídos por todo o Estado, mas acontece dos estudantes da Região Metropolitana prestarem em Fortaleza.
Dois alunos de Caucaia perderam o vestibular da Uece 2025.1
Dois estudantes que não conseguiram prestar a primeira fase do vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece) na manhã deste domingo, 17, são alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Profa. Iraci Pereira de Alcântara. Francisco Pietro, de 16 anos, e Israel Silva, de 18, estavam no local, entraram na sala, mas foram impedidos de fazer a prova porque portavam fotocópias da identidade, algo vedado no edital. Eles tiveram que aguardar na frente da Universidade o término do exame.
Mais de 42 mil inscritos no vestibular da Uece
A primeira fase do vestibular para ingresso na Universidade Estadual do Ceará (Uece) contou com 42.968 participantes. São 28.571 de Fortaleza e 14.396 de municípios do interior.
Os locais de prova se dividem nas cidades cearenses. Os estudantes têm das 9 horas às 13 horas para resolverem 85 questões de múltipla escolha. As áreas de conhecimento são: Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, e Linguagens e Códigos.
Quanto aos cursos, são 2.850 vagas para o semestre 2025.1. Destas, 1.274 são para os cursos de Fortaleza e 1.576 para os campi do interior.
A segunda fase será realizada nos dias 15 e 16 de dezembro, com três provas de conteúdo específico, de acordo com o curso pretendido, e uma redação.