Feriado da Proclamação da República é violento em Fortaleza com pelo menos 6 homicídios
Os casos ocorreram nos bairros Carlito Pamplona, Floresta, Conjunto Ceará, Parque Araxá e Barroso (duplo homicídio). Uma pessoa foi presa suspeita de latrocínio
19:12 | Nov. 16, 2024
O feriado do Dia da Proclamação da República foi de uma violência acima da média em Fortaleza. Ao menos, seis homicídios foram registrados na Capital nessa sexta-feira, 15. Os casos aconteceram nos bairros Carlito Pamplona, Floresta, Conjunto Ceará, Parque Araxá e Barroso (duplo homicídio).
Somente no caso do Parque Araxá, que vitimou o taxista Fernando Guilherme de Holanda Campos Junior, de 50 anos, houve prisão em flagrante, sendo que outros três suspeitos são procurados. Nos demais casos, as investigações estão em andamento para identificar suspeitos, assim como as motivações dos assassinatos.
O primeiro crime dessa sexta aconteceu já durante a madrugada na rua Santa Rosa, no Carlito Pamplona. Uma mulher, ainda não identificada formalmente, foi morta a tiros. Instantes antes, na noite de quinta-feira, 14, a irmã dela também havia sido morta no mesmo bairro.
Já durante a tarde, foram registrados os assassinatos no bairro Floresta (na rua 17 de Junho) e no Conjunto Ceará (na avenida J). As vítimas foram dois homens não identificados.
Leia mais
Foi também durante a tarde que aconteceu, no Parque Araxá, o latrocínio que vitimou o taxista Guilherme Campos. Ele estava limpando a frente da casa dele quando foi abordado por um grupo de quatro assaltantes.
Os criminosos renderam Guilherme e a esposa dele. No momento em que os assaltantes pretendiam amarrar o casal em um sofá, Guilherme teria reagido, tendo sido alvejado por um disparo de arma de fogo.
O bando, em seguida, fugiu em um carro. Ao rastrear o veículo, policiais localizaram, no bairro Praia do Futuro, Levi Oliveira Carneiro, de 20 anos, que foi preso em flagrante.
Por fim, durante a noite, uma tentativa de chacina foi registrada em uma via pública do conjunto João Paulo II, localizado no bairro Barroso. Na ocasião, dois homens foram mortos e outras três pessoas ficaram feridas.
Números de homicídios em Fortaleza em 2024
Fortaleza tem, neste ano, uma média de 2,26 homicídios por dia, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Foram 716 homicídios registrados na Capital até o último dia 12 de novembro, mais recente atualização existente. No mesmo período de 2023, haviam sido computados 617 assassinatos, ou seja, há um aumento de 16,04% no indicador neste ano em Fortaleza.