Revalidação do Cartão Gratuidade deve ser feita até o fim de 2024

O prazo para revalidação segue até o dia 2 de janeiro de 2025. Após a data, só funcionarão os cartões que tenham sido revalidados. No entanto, mesmo que o usuário não revalide dentro do prazo, ela pode validar posteriormente, em qualquer data

10:14 | Nov. 06, 2024

Por: Bárbara Mirele
O prazo de revalidação segue até o dia 2 de janeiro de 2025. Após essa data, os cartões não revalidados irão parar de funcionar (foto: Divulgação/Metrofor)

Usuários do Cartão Gratuidade da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (CCTM/Metrofor) precisam fazer a revalidação do cadastro na companhia cearense até o fim do ano. A validade dos cartões, que já foram emitidos, expira no dia 2 de janeiro de 2025. Até lá, os usuários têm dois meses de prazo para revalidação sem descontinuidade do embarque gratuito.

Como e quem pode revalidar o cartão?

O processo de revalidação pode ser feito nas estações Benfica ou Parangaba. O usuário precisa apresentar sua identidade, seu cartão de gratuidade emitido pela Arce ou pela Etufor, e o Cartão do Metrofor que será revalidado.

O processo pode ser feito posteriormente, mesmo que o beneficiário não compareça em uma das estações até o fim do ano. A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos alerta que os Cartões não revalidados deixam de funcionar a partir de janeiro de 2025, mas o embarque gratuito pode ser retomado a qualquer tempo - mediante a revalidação.

O Cartão é emitido para pessoas com deficiência, que vivem com HIV, com hemofilia ou com autismo. Usuários que já utilizam o cartão devem fazer a renovação. Os cidadãos que se encontram em uma dessas situações e que sejam de baixa renda, podem fazer a solicitação do cartão, caso não possuam.

Para emissão do cartão devem ser apresentados os seguintes documentos: identidade, comprovante de CPF, cartão de gratuidade emitido pela Etufor ou Arce, e um comprovante de endereço.

De acordo com o Metrofor, a revalidação é uma etapa importante na garantia dos direitos dos cidadãos, pois assegura que o benefício está sendo concedido ao público que efetivamente tem direito ao benefício, evitando fraudes que afetam o sistema metroviário.

Joseane Oliveira, assessora de Planejamento Estratégico do Metrofor, recomenda que a renovação seja feita nos meses de novembro e dezembro, para que “não haja descontinuidade do serviço”. Ainda segundo ela, a renovação anual é uma etapa importante na garantia da gratuidade e evita o risco de fraudes.

A renovação, porém, não abrange o público idoso, pois estes já possuem o direito ao embarque gratuito sem necessidade de cadastro e emissão do Cartão Gratuidade do Metrofor.

Serviço

Revalidação do Cartão Gratuidade
Quando: até 2/1/2025
Onde: avenida Carapinima, 2087, Benfica. Estação Benfica. Fortaleza (CE)
avenida Carlos Amora, 190, Parangaba. Estação Parangaba. Fortaleza (CE)
Documentos necessários: Identidade, cartão gratuidade da Etufor ou Arce, e o Cartão Gratuidade do Metrofor que será revalidado.
Mais informações: Site do Metrofor