Trigêmeos que nasceram prematuros recebem alta hospitalar após um mês

Os trigêmeos nasceram prematuros com 34 semanas de gestação. Após um mês, na sexta-feira passada, dia 1º, eles puderam finalmente voltar para casa com a família

09:40 | Nov. 05, 2024

Por: Fabrícia Braga
Trigêmeos recebem alta hospitalar do Hospital César Cals após um mês (foto: Reprodução/Hospital César Cals)

Após um mês de cuidados intensivos no Centro de Neonatologia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), os trigêmeos Nayrlon, Maya e Lauane finalmente puderam voltar para casa. Os pequenos, que nasceram prematuros com 34 semanas de gestação, tiveram alta na sexta-feira, 1º, para voltarem para sua casa em Fortaleza, junto com a mãe, Mariane Goes Gomes, de 19 anos.

A mãe compartilhou a alegria de finalmente poder levar os filhos para casa: “Só tenho que agradecer pela vida deles, pela saúde deles. Fiquei com o coração partido quando fui visitá-los e voltei para casa sem meus filhos, mas agora eles estão saindo comigo, para voltar para casa. É uma felicidade enorme, só agradecer muito a Deus”.

Os trigêmeos nasceram no dia 1º de outubro no HGCC, com idade gestacional de 34 semanas, com os respectivos pesos: gêmeo 1 - 1.820g, gêmeo 2 - 1.250g, gêmeo 3 - 1.460g. Todos os bebês precisaram de suporte ventilatório sendo o com menor peso precisou ser encaminhado para UTI Neonatal.

De acordo com Cristianne Melo de Mendonça, neonatologista do HGCC, durante todo o internamento os trigêmeos foram acompanhados por uma equipe multiprofissional de médicos, fisioterapeutas , fonoaudiólogas, enfermeiras e técnicas recebendo todos um cuidados necessários para uma boa evolução.

“Para mim é muito gratificante e enriquecedor poder ter participado desse processo. Desde o nascimento eles foram cercados com muitos cuidados por 3 equipes de neonatologistas prontas para assistência, e permaneceram na unidade neonatal por 1 mês”, disse a neonatologista.

Trigêmeos ficaram internados para recuperação nutricional e tratamento de comorbidades

Os trigêmeos ficaram internados no HGCC para tratamento das comorbidades inerentes à prematuridade e para recuperação nutricional, tendo alta dia 1º de novembro com os pesos: gêmeo 1 - 2.450g, gêmeo 2 - 1.860g e gêmeo 3 - 1.920g sem nenhuma sequela.