Ministros de países latino-americanos visitam Complexo Mais Infância no Ceará
Secretária da Proteção Social, Onélia Santana, acompanhou delegação de ministros em visita que fechou programação de encontro internacional sobre educaçãoMinistros de diversos países da América Latina conheceram, na manhã deste sábado, 2, o Complexo Social Mais Infância do bairro Cristo Redentor, em Fortaleza. A visita encerrou a programação de um encontro internacional sobre educação realizado na Capital.
O evento, que começou no dia 29 de outubro, incluiu atividades do G20 Educação, reunião de órgãos educacionais de governo das principais economias do mundo. Também foi realizada a Reunião Global de Educação (GEM, sigla em inglês para Global Education Meeting), em parceria com a Unesco. A visita ao Complexo Mais Infância era parte da agenda deste último.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Sobre o assunto
- Cuscuz, feijão e frango: ministros da Educação do G20 almoçam com alunos em escola do Ceará
- O POVO+ | Carta de Fortaleza: o que diz o documento assinado por líderes da educação em reunião no Ceará
- O POVO+ | Encontro da Unesco discute em Fortaleza financiamento internacional para educação
Encontro internacional foi oportunidade para troca de experiências, diz secretária
A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, acompanhou a delegação. Estavam presentes ministros das pastas da educação de Cuba, Equador, Haiti, Peru e Suriname. Chile, Colômbia, Guatemala, Panamá e República Dominicana participaram com vice-ministros e outros representantes de governo.
Onélia classificou a presença dos representantes de outros países como "uma troca muito importante". Segundo a secretária, os eventos em Fortaleza funcionaram tanto para apresentar programas realizados no Ceará quanto para conhecer experiências implementadas no exterior. "A gente pode, inclusive, acrescentar no nosso entendimento de políticas públicas", disse.
O Mais Infância é um programa do governo do estado do Ceará, que oferece assistência às famílias no contraturno escolar. A iniciativa tem o objetivo de atender à primeira infância, promovendo o desenvolvimento integral da criança.
A iniciativa é estruturada em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender. Este último envolve a construção de Centros de Educação Infantil para atender crianças de 4 a 5 anos, bem como promove o aumento da oferta de creches para crianças de 0 a 3 anos.
Francisco Souza, assessor para Assuntos Internacionais do Ministério da Educação, pontuou que a visita a um equipamento operado pela Secretaria da Proteção Social (SPS) reflete um tema muito frequente ao longo dos eventos: a atuação, nas questões educacionais, entre diversos órgãos de governo.
"Para a educação avançar não é só o Ministério da Educação de cada país. São também os governos estaduais, os municípios, e outras pastas", afirmou. Ele pontuou também que encerrar a programação com a visita é uma oportunidade para mostrar a aplicação, na prática, dos debates realizados. "É muito importante que a gente não fique só dentro da sala de reunião discutindo", adicionou.
Colaborou Cíntia Duarte
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente