Ministros de países latino-americanos visitam Complexo Mais Infância no Ceará

Secretária da Proteção Social, Onélia Santana, acompanhou delegação de ministros em visita que fechou programação de encontro internacional sobre educação

16:26 | Nov. 02, 2024

Por: Bemfica de Oliva
Ministros da Educação de países da América Latina conheceram o Complexo Social Mais Infância do bairro Cristo Redentor, em Fortaleza, na manhã deste sábado, 2 (foto: AURÉLIO ALVES)

Ministros de diversos países da América Latina conheceram, na manhã deste sábado, 2, o Complexo Social Mais Infância do bairro Cristo Redentor, em Fortaleza. A visita encerrou a programação de um encontro internacional sobre educação realizado na Capital.

O evento, que começou no dia 29 de outubro, incluiu atividades do G20 Educação, reunião de órgãos educacionais de governo das principais economias do mundo. Também foi realizada a Reunião Global de Educação (GEM, sigla em inglês para Global Education Meeting), em parceria com a Unesco. A visita ao Complexo Mais Infância era parte da agenda deste último.

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A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, acompanhou a delegação. Estavam presentes ministros das pastas da educação de Cuba, Equador, Haiti, Peru e Suriname. Chile, Colômbia, Guatemala, Panamá e República Dominicana participaram com vice-ministros e outros representantes de governo.

Onélia classificou a presença dos representantes de outros países como "uma troca muito importante". Segundo a secretária, os eventos em Fortaleza funcionaram tanto para apresentar programas realizados no Ceará quanto para conhecer experiências implementadas no exterior. "A gente pode, inclusive, acrescentar no nosso entendimento de políticas públicas", disse.

O Mais Infância é um programa do governo do estado do Ceará, que oferece assistência às famílias no contraturno escolar. A iniciativa tem o objetivo de atender à primeira infância, promovendo o desenvolvimento integral da criança.

A iniciativa é estruturada em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender. Este último envolve a construção de Centros de Educação Infantil para atender crianças de 4 a 5 anos, bem como promove o aumento da oferta de creches para crianças de 0 a 3 anos.

Francisco Souza, assessor para Assuntos Internacionais do Ministério da Educação, pontuou que a visita a um equipamento operado pela Secretaria da Proteção Social (SPS) reflete um tema muito frequente ao longo dos eventos: a atuação, nas questões educacionais, entre diversos órgãos de governo.

"Para a educação avançar não é só o Ministério da Educação de cada país. São também os governos estaduais, os municípios, e outras pastas", afirmou. Ele pontuou também que encerrar a programação com a visita é uma oportunidade para mostrar a aplicação, na prática, dos debates realizados. "É muito importante que a gente não fique só dentro da sala de reunião discutindo", adicionou.

Colaborou Cíntia Duarte