Estátua que caiu no Montese foi vistoriada pela Defesa Civil há um ano; destroços serão recolhidos nesta quarta

Moradores afirmam que desabamento poderia ter causado diversas mortes, já que a Praça é movimentada durante a noite; estátua ruiu um ano após Defesa Civil alertar para o risco médio de colapso

Os destroços da estátua de Nossa Senhora de Nazaré, que desabou no bairro Montese, em Fortaleza, serão recolhidos nesta quarta-feira, 30. O monumento, construído há cinco anos em frente à paróquia de mesmo nome, desabou às 10h22min desta terça, 29. No momento havia pedestres circulando no local, mas ninguém ficou ferido. A estátua já havia sido vistoriada pela Defesa Civil há um ano, mas nenhum reparo foi realizado.

A condição precária da estátua vinha sendo denunciada pela população. Segundo moradores do entorno da Praça Elvis Marcelino, onde a estátua está situada, o monumento assustava quem frequenta o logradouro com frequência, devido ao balanço causado pelos ventos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Balança desde quando foi construída. Vamos supor que a estrutura terminou hoje, a partir de hoje, sempre balançava", conta Henkel Ray, 48, morador da rua Padre João Piamarta, que fica vizinho à estátua.

Ainda de acordo com moradores, o acidente poderia ter sido ainda mais grave, já que a Praça é bastante movimentada durante a noite, inclusive por crianças. Em imagens de câmera de segurança, é possível ver uma pedestre passando próximo à estátua segundos antes de ela vir ao chão.

“Onde ela caiu, se fosse à noite, tinha matado um bocado de criança. É onde fica um pula pula. Benza Deus que caiu agora, que o movimento é pouco. Se fosse na hora de saída do colégio, tinha pego em um bocado de crianças, morrido e ferido tudo”, atenua Sônia Ray, também moradora do entorno.

Monumento foi alvo de vistoria da Defesa Civil em 2023

 

Devido aos constantes balanços informados pelos frequentadores da Praça, a estátua foi alvo de vistoria em 1° de novembro do ano passado, a partir do ofício 967/2023, apresentado à Defesa Civil de Fortaleza. À época, a pasta apontou risco médio de colapso do monumento.

O caso foi repassado para a Secretaria Municipal de Gestão Regional (Seger), responsável pela conservação de monumentos públicos na Cidade. Apesar do risco elevado informado pela Defesa Civil, o órgão não realizou nenhum tipo de intervenção na estrutura.

Confira imagens da estátua caída

 

De acordo com o pároco da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, padre Raimundo Alves, o equipamento não recebeu nenhuma manutenção durante os cinco anos desde a instalação. A única intervenção realizada nesse período foi uma pintura, mobilizada pela própria paróquia.

“Era muito caro o custo para o artista que fez a imagem vir fazer toda a manutenção. E como a imagem, externamente, estava um pouco danificada pelo tempo. Chuva, sol… o pessoal cobrou muito que a paróquia fizesse uma pintura. Eu tive que fazer mesmo sem poder. Gastei quase R$ 20 mil reais. A única coisa feita realmente foi a pintura”, comenta o padre, que também aponta para a necessidade anual de reparos no monumento.

“O próprio artista que fez a imagem havia dito que precisava uma vez por ano fazer a manutenção. Nenhuma vez foi feita. A única coisa feita foi a pintura”, reforça o líder religioso.

Estátua foi presente de vereador 

 

O monumento foi construído há cinco anos, como presente de um vereador do bairro na época, Dr Eron. O projeto e a construção da obra foram atribuídos à Prefeitura de Fortaleza, já que os custos de um monumento desse porte eram muito altos para o templo católico.

Deste modo, a responsável pela manutenção e prevenção de acidentes com a estátua seria a própria gestão municipal, já que de acordo com o artigo 175 do Código da Cidade de Fortaleza, o proprietário do monumento é responsável por qualquer intervenção a ser realizada nele.

Entre as atribuições apontadas pelo Código estão a conservação das edificações, obras e resposta perante possíveis danos ou prejuízos em função do estado do monumento.

Veja momento da queda:

 

Em nota, a Paróquia pede solidariedade da comunidade a respeito do desabamento na Praça Padre Elvis Marcelino.

"Agradecemos imensamente a Deus por não ter causado danos a nenhuma pessoa que circulava pela região no momento. Essa imagem é um símbolo de fé e devoção para nossa paróquia e comunidade, cunhada com tanto carinho pelo padre Batista, e permanecerá viva em nossos corações e emoções", diz o comunicado.

O que diz a Prefeitura

Procurada sobre a remoção dos destroços da estátua, a Seger informou em nota que uma equipe foi enviada para a Praça Nossa Senhora de Nazaré para isolar o local e realizar uma vistoria técnica do monumento.

O POVO questionou a pasta sobre a estátua de Nossa Senhora de Nazaré não ter recebido reparos, mesmo após o risco de desabamento informado pela Defesa Civil.

Em resposta, a Seger afirmou que a manutenção estava em análise. A Secretaria também destacou que realizou manutenções das estátuas de Nossa Senhora de Fátima, em 2021, Nossa Senhora da Assunção, em 2022, Gustavo Barroso, em 2023 e Papa Pio X, já este ano.

Colaborou Bárbara Mirele/Especial para O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar