Corpo de Bombeiros debela incêndio no Parque do Cocó
Os bombeiros foram acionados pela manhã, pela Ciops, e o fogo já foi controladoUm incêndio foi debelado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), na manhã desta terça-feira, 29, no Parque do Cocó, rotatória da Aerolândia, nas imediações do viaduto Raul Barbosa, em Fortaleza. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros por volta das 6h20min.
Por volta das 06h50min o incêndio foi controlado, “evitando maior dano à vegetação local e riscos ao tráfego da BR 116”, informa os bombeiros em nota enviada à imprensa. Foram utilizados cerca de três mil litros de água para ajudar a combater o fogo. A guarnição contou com a ajuda de um funcionário do parque.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA TAMBÉM | Incêndio no Parque do Cocó: recuperação deve durar um ano e custar R$ 500 mil
No Brasil, o ato de atear fogo em vegetação é considerado crime federal e ambiental, de acordo com a lei nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. Conforme o artigo 41 da lei, está previsto como crime “provocar incêndio em mata ou floresta”.
As penalidades podem variar entre dois e quatro anos de detenção, mais uma multa, quando o incêndio ocorre em área rural. Já em áreas urbanas a penalidade é de dois a seis anos de reclusão, além da multa.
Além disso, as penalidades podem ser agravadas se alguém causar incêndios que resultem em danos significativos à flora, à fauna, a recursos hídricos ou coloquem em risco a saúde humana.
Bombeiros dão dicas de como prevenir incêndios
Conforme o Corpo de Bombeiros, algumas prevenções podem ser tomadas para que incêndios sejam evitados. Confira:
- Evitar a queima de qualquer tipo de material, como lixo ou resíduos, em áreas abertas. O fogo pode se alastrar rapidamente e causar maiores danos.
- Manter a vegetação em área residencial limpa e organizada. Os bombeiros recomendam que seja feita a poda adequada de árvores e arbustos, removendo galhos secos e folhas acumuladas. Essa medida ajuda a evitar a propagação do fogo em caso de incêndios.
- Qualquer foco de incêndio, por mais pequeno que possa parecer, deve ser comunicado ao Corpo de Bombeiros através do número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia.