Núcleo de Línguas da Uece oferta vagas para curso de Linguagem Antirracista
As inscrições para o curso terminam nesta quinta-feira, 31 de outubro
16:01 | Out. 28, 2024
Com o objetivo de estimular a reflexão sobre o uso da linguagem em uma perspectiva antirracista, o Núcleo de Linguas do Campus Fátima, vinculado à Universidade Estadual do Ceará (Uece) anunciou a oferta do novo curso de Linguagem Antirracista. As inscrições vão até o dia 31 de outubro e estão sendo realizadas de forma online, com taxa única, pelo site da instituição.
As aulas estão previstas para iniciar no dia 9 de novembro, mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Os encontros ocorrerão aos sábados, de forma on-line, nos horários de 8h às 11h, com carga horária total de 16h.
Leia mais
A coordenadora geral do Núcleo de Línguas, Cinthya Sousa Machado, destacou a importância da data simbólica escolhida para o lançamento do curso. “A criação desse curso é um passo significativo na promoção de um ambiente de reflexão crítica sobre o racismo e suas manifestações linguísticas. Ao oferecê-lo no mês da Consciência Negra, reforçamos o compromisso com a educação antirracista e a luta por uma sociedade mais justa”, explica a coordenadora.
Com uma abordagem interdisciplinar, a iniciativa busca ampliar o conhecimento teórico sobre racismo linguístico, além de incentivar práticas de letramento antirracista e promover um espaço de troca de experiências e reflexão crítica entre os participantes.
O curso será ministrado pelas professoras Ametista de Pinho Nogueira Silva e Sara Maria Forte Diogo e abordará a obra de autores referências no tema, como Gabriel Nascimento, Bell Hooks, Grada Kilomba, Silvio Almeida e Lélia Gonzalez. Estão previstas atividades de autonarrativas, leituras de textos que abordam questões sobre o racismo.