Durante ato político, homens invadem Cuca Jangurussu e atiram contra jovens
SSPDS emitiu nota informando que investiga o caso, que aconteceu na noite desta sexta-feira, 25Dois homens efetuaram disparos contra jovens dentro do Cuca Jangurussu, em Fortaleza, na noite dessa sexta-feira, 25, por volta das 19 horas. Indivíduos participavam de uma carreata a favor do candidato a prefeito de Fortaleza André Fernandes (PL), quando invadiram o equipamento. Não houve feridos.
Vídeos que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagem mostram o interior do Cuca, indicando que foram gravados após o ataque. Em uma das cenas, é mostrado um projétil que, segundo relatos, foi encontrado após os disparos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Uma pessoa ligada ao equipamento público, cujo nome será preservado por segurança, conta que indivíduos passaram pelo local durante o ato político e acabaram "se estranhando" com pessoas que estavam no Cuca.
Em razão disso, a dupla teria entrado no local e efetuado disparos contra pelo menos dois jovens, que conseguiram correr dos tiros. Eles não foram atingidos.
No momento da ação estavam sendo feitas atividades voltadas para crianças e jovens, que ocupavam o espaço. Todas as ações foram suspensas e a polícia foi acionada.
Na manhã dete domingo, 27, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que "a Polícia Civil já identificou um provável autor dos disparos, com apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP)".
"Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado no 30º Distrito Policial (DP) e transferido para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), unidade da PCCE que realiza diligências visando identificar todos os suspeitos envolvidos na ação criminosa, bem como elucidar o caso", completa a nota.
Homens invadem Cuca Jangurussu: jovens relatam momento
Uma das jovens que presenciou a cena, que também não será identificada por segurança, contou que a situação foi de pânico no momento dos disparos.
"A gente ficou muito perplexo, muito nervoso (...) Todo mundo simplesmente se trancou e não conseguimos fazer nada", conta, dizendo ter ouvido pelo menos dois tiros.
Testemunhas ouvidas também afirmaram que um dos rapazes que entrou armado no equipamento usava uma blusa associada a campanha do candidato André Fernandes (PL).
Ao O POVO, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) investiga as circunstâncias.
"Conforme informações repassadas à PCCE, dois homens teriam efetuado disparos de arma de fogo em um equipamento da Prefeitura de Fortaleza. Os indivíduos estariam com camisa de um candidato ao pleito das eleições municipais da Capital".
O POVO entrou em contato com a assessoria de comunicação do candidato André Fernandes (PL) por WhatsApp às 12h10 deste sábado para obter informações sobre o ocorrido. Também foram realizadas tentativas de contato telefônico, mas não houve resposta. A matéria foi publicada uma hora após o envio da solicitação e será atualizada assim que houver um pronunciamento oficial.
Um dos indivíduos já teria invadido espaço em outra ocasião, diz denúncia
Ainda segundo a denunciante, um dos indivíduos que entrou no equipamento é policial e já teria invadido o espaço armado outras vezes.
Denunciantes contaram ao O POVO que alguns policiais chegaram a ir ao espaço, mas que ao saber que se tratava de outro agente não deram prosseguimento aos procedimentos.
Em nota, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, informou que foi registrado um Boletim de Ocorrência (BO) denunciando o episódio de violência. "A pasta lamenta profundamente o episódio e aguarda as investigações dos órgãos de segurança", diz órgão.
A SSPDS declarou ainda que equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram acionadas via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e não constataram vítimas no local.
Um BO foi registrado no 30º Distrito Policial (DP), no bairro São Cristóvão, unidade da PC-CE que responderá pelas investigações. Diligências estão em andamento para identificar os suspeitos da ação criminosa.
* Atualizada às 15 horas de 27/10/2024
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente