Filipino é resgatado em alto-mar, a 685 km de Fortaleza, após crise de apendicite; veja vídeo
Homem era da tripulação de navio que seguia do Canadá para o Uruguai. Antes do resgate, ele recebeu teleatendimentoEmergência a bordo. Na manhã de quinta-feira, 24, um tripulante de nacionalidade filipina, embarcado no navio cruzeiro “Ocean Endeavour”, de bandeira portuguesa, precisou ser resgatado em alto-mar, em uma operação de Evacuação Aeromédica (Evam), após a suspeita de que o homem estivesse acometido de uma apendicite.
A missão teve início após a equipe do Esquadrão Falcão, sediada em Natal (RN), ser acionada pela Base Aérea de Fortaleza (BAFz) ainda na tarde de quarta-feira, 23. Identificado como Marapau Rogelio Sumabong, o filipino foi atendido via Telemedicina por um médico da equipe do Salvamar Nordeste, sediado no Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Veja o vídeo
A embarcação havia saído do Canadá, com destino à cidade de Montevidéu, no Uruguai. Como parte das ações para o resgate do paciente, a orientação foi para que o navio seguisse em direção a Fortaleza. No momento do contato da Marinha Brasileira com a equipe médica, a embarcação estava a 370 milhas náuticas, o equivalente a 685 quilômetros da costa da capital cearense.
Em nota, a Marinha do Brasil informou que o resgate do paciente foi feito utilizando uma aeronave H-36 Caracal, pilotada por militares do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) da Força Aérea Brasileira.