Consultório na Rua realizou mais de 200 mil atendimentos em Fortaleza

O consultório visa levar atendimento médico e psicológico para pessoas em situação de rua, atendimentos aumentaram em maio do ano passado após ampliação na equipe

O programa Consultório na Rua realizou mais de 200 mil atendimentos com equipe multidisciplinar em Fortaleza, segundo a Prefeitura. A iniciativa visa levar atendimento às pessoas que vivem em situação de rua em consultório itinerante. Os atendimentos aumentaram após ampliação no número de equipes, passando de um para seis em maio de 2023.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), o consultório é composto por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e agentes sociais. A equipe realiza atendimentos diversos, proporcionando às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social acompanhamento psicológico a procedimentos médicos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo o secretário da saúde, Galeno Taumaturgo, o consultório é um auxílio a pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. “O trabalho das nossas equipes dá oportunidade aos usuários de receberem atendimento médico e de enfermagem adequados, além de apoio psicológico, inclusão em programas sociais e a distribuição de absorventes para pessoas que possuem útero e precisam ter a dignidade preservada”, diz.

Por mês as equipes do consultório atendem cerca de 2,4 mil pessoas que vivem em situação de rua, a maioria são homens de 20 a 50 anos. Além disso, o atendimento é realizado para o público infantil e feminino, incluindo gestantes.

Para realizar o atendimento no consultório é necessário passar pelo fluxo de acolhimento que inicia com uma triagem, realizada por enfermeiros e agente social. Posteriormente, o paciente será encaminhado para o psicólogo ou médico, dependendo do caso.

Conforme a SMS o paciente pode realizar no consultório consultas, procedimentos, vacinação, exames laboratoriais e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis como HIV, hepatite e sífilis.

O cronograma de atendimento do consultório é realizado seguindo o mapeamento das áreas com maior incidência de pessoas em situação de rua.

A Prefeitura de Fortaleza divulga o local em que a equipe vai estar a cada semana. São equipamentos municipais que acolhem população em situação de rua, como os Centros Pop, centros de convivência, pousadas sociais, restaurantes populares e nos pontos de Higiene Cidadã.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar