Bombeiros resgatam filhotes de gato presos em tubulação em Fortaleza

De acordo com a moradora da residência, os bichinhos estavam no local há cinco dias. Bombeiros abriram um acesso na parede e na tubulação para resgatar os filhotes

20:50 | Out. 22, 2024

Por: Gabriele Félix
De acordo com balanço divulgado em agosto, 148 gatos foram resgatados no mês. (foto: Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará )

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará resgatou dois filhotes de gato que ficaram presos em uma tubulação na rua Sabino Batista, no Monte Castelo, em Fortaleza. Caso foi registrado na manhã desta terça-feira, 22. Os animais teriam caído no local logo após a mãe dar à luz em cima do telhado de uma residência.

A equipe que atendeu o chamado foi acionada às 9h06min. Para realizar o resgate, os bombeiros abriram um acesso na parede e na tubulação, após escuta dos miados dos filhotes. 

Os bombeiros explicam que os animais teriam caído pela tubulação, possivelmente pelo "suspiro do sumidouro". É comum a ocorrência de acidentes com animais nessa situação, uma vez que a tela por onde o odor é eliminado atrai a atenção dos animais, que podem acabar caindo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a solicitante teria informado que os animais já estavam ali há cinco dias. Após o resgate, os animais foram resgatados ilesos e entregues à moradora da residência. A mãe dos filhotes, contudo, não foi localizada.

Para evitar acidentes, o Tenente Dutra, do CBMCE, explica que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações como esta. “Os animais são curiosos e não tem noção do perigo”, alerta.

Entre janeiro de agosto de 2024, o CBMCE registrou um total de 8.175 animais resgatados. Somente no mês de agosto, 454 serpentes do tipo jiboia foram resgatadas. Além disso, foram atendidos 148 chamados para gatos, 139 para iguanas, 55 para cassacos e 37 para cães.

O balanço divulgado representa um aumento de 2,01% em relação ao mesmo período do ano passado. Em caso de resgates, a população deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24h por dia.