Incêndio atinge área de vegetação lar das jandaias verdadeiras em Fortaleza

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 11h40min, dessa sexta-feira, 18. O local é ponto de refúgio das jandaias verdadeiras, aves que estão sob ameaça de extinção no Ceará

Um incêndio foi registrado em uma área de vegetação no bairro Cajazeiras, em Fortaleza. O fogo começou na manhã desta sexta-feira, 18. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), não houve vítimas. O local é ponto de refúgio das jandaias verdadeiras, que estão sob ameaça de extinção no Ceará.

Segundo o CBMCE, a instituição foi acionada para a ocorrência por volta das 11h40min, deslocando duas guarnições do CBMCE até a área do incêndio, além disso a Ciopaer também esteve presente no local.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com o CBMCE, a causa do incêndio foi causada por ação humana. O fogo foi registrado em uma área de vegetação localizada na rua nove, no bairro Cajazeiras.

O local é um ponto de lazer para moradores e abrigo para muitas jandaias verdadeiras, aves que estão na Lista Vermelha de espécies ameaçadas de extinção da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). Até agosto deste ano foram identificados cerca de 20 jandaias presente no local.

Segundo a bióloga Suzete Bastos, as jandaias vivem na área verde e ficam em ninhos que foram feitos em ocos de carnaúbas, espécie de árvore que é um símbolo do Ceará. Devido ao incêndio dessa sexta-feira, 18, as jandaias e o ambiente em que elas vivem está sob ameaça.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar