Igreja de Santa Luzia celebra 10 anos da Missa das Crianças neste domingo, 20

A missa acontece aos domingos, sempre às 10h30min. Será realizada uma ação para as crianças antes da missa, onde haverá pintura de rosto, gesso, pula-pula, entre outras brincadeiras

A Igreja de Santa Luzia, localizada no bairro Jardim das Oliveiras, em Fortaleza, celebra dez anos da Missa das Crianças. Atividades serão realizadas para os pequenos na pracinha do local.

Em média, a missa tem 200 adultos e 100 crianças. O Evangelho é explicado aos pequenos de uma forma mais lúdica pelos fantoches, que são controlados por voluntários da igreja. O objetivo é que as crianças aprendam de uma forma mais fácil e tenham vontade de voltar para a celebração na semana seguinte.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Além de ser feito pelos voluntários, o teatro de fantoches também é orientado por Carol Vieira, atriz, pesquisadora e professora de teatro.

A professora de teatro relata que a comunidade de Santa Luzia e a Missa com Crianças são responsáveis por colaborar com a evangelização das filhas. “É uma comunidade muito acolhedora e disponível. Sou muito grata a Deus por tê-los conhecido e foi esse espírito de gratidão que fez a gente se oferecesse para o serviço na Missa com Crianças”.

Ela continua: “Nos oferecemos para ajudar no que fosse preciso e, com o tempo, passamos a colaborar também com a apresentação dos fantoches, Eudinho e Luzia, na partilha do Evangelho”.

Carol comenta que fazer parte da Missa das Crianças é como se se sentisse obrigada com Deus, que derrama bênçãos sobre sua família. “Sinto-me grata ao bom Deus que me dotou de dons e talentos para que eu pudesse multiplicá-los”.

A professora finaliza comentando sobre as expectativas quando vai à missa. “Eu acredito que nossa expectativa deve ser tocar o céu. Na missa, o céu vem até nós, os anjos, perfeitos adoradores, descem até o altar do sacrifício”.

A missa tem uma duração menor comparada a uma celebração normal, às vezes durando menos de uma hora. Durante toda a celebração as crianças participam da colheita das ofertas e do coral. Para os pequenos, não é feita a comunhão com hóstia. Ao invés disso, é distribuído um pão bento, que simboliza o ato da comunhão.

A contadora Thais Santiago, de 35 anos, que também é voluntária e coordenadora da missa das crianças, conta como o projeto surgiu. “A missa surgiu com o propósito de entreter as crianças que iam à missa. Um grupo de casais resolveu ficar com essas crianças, só que não deu muito certo pois eram poucos voluntários”.

“Então tiveram a ideia de criar uma missa, que fosse mais rápida, com um diálogo mais direto à elas e que elas pudessem participar. Levaram a ideia do nosso pároco à época, Luiz Gabriel, que aceitou e assim foi implantada”.

Thais conta que a adesão pelo público foi aumentando ano a ano. “Após a pandemia, de 2020 para cá, esse número aumentou. Nós temos 300 lugares na igreja e todos eles ficam preenchidos. Tem gente que fica do lado de fora, embaixo das árvores”.

Em relação à celebração da missa há uma década, Thais compartilha: “É muito gratificante, porque a gente vê o crescimento [deles]. Minha filha mesmo começou a frequentar quando ainda era bebê. Hoje ela já canta no coral e serve como coroinha. Hoje em dia, as crianças pedem para servir, elas fazem a coleta do dízimo, as feituras”.

Um momento com as crianças será realizado antes da missa. “Com pula-pula, pintura de rosto, de gesso e um bolo gigante que sempre fazemos para comemorar, de 9 às 10 horas. Os próprios pais também ajudaram com a festinha, doaram brinquedos, bombons, etc”.

Há quase dois anos participando das celebrações com a família, a empresária Marianna Morano, 28, conta que ficou afastada da igreja por um tempo, porque não tinha com quem deixar os filhos, Anna Morano, 6, e André Morano, 4.

“[Eu] ficava constrangida porque às vezes as crianças faziam barulho ou falavam alto e os adultos, que não são pais, muitas vezes não entendiam e se incomodavam. Até que por acaso uma amiga nos falou da missa com crianças. Foi muito importante na nossa caminhada, poder voltar para a igreja e levar nossos filhos para assistir, fomos muito bem acolhidos pela Thais e todos que servem lá”.

“Foi maravilhoso para a nossa família, pois a homilia é feita especialmente para eles, com fantoches e coisas atrativas e infantis, o coral é feito por crianças, tudo é convidativo para os pequenos”, comenta a empresária. “Somos muito bem acolhidos desde o princípio”.

“Vai ser algo muito especial para as crianças. [Espero] que eles possam se alimentar da palavra de Deus e depois curtirem muito seu dia”, finaliza Marianna.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar